terça-feira, 22 de março de 2011

Frota brasileira tem aumento de 8,4 %

Dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que a frota brasileira teve aumento de 8,4 % em 2010, totalizando 64.817.974 veículos em todo o país. O estado de São Paulo lidera na quantidade de veículos (20.537.980), seguido por Minas Gerais (7.005.640), Paraná (5.160.354), Rio Grande do Sul (4.808.503) e Rio de Janeiro (4. 489.680).

Os automóveis alcançaram 37.188.341, correspondendo a 57,37% da frota total. Já as motocicletas somam 13.950.448 e são 21,52% da frota nacional.

Na região Norte a frota de motocicletas ultrapassa a de automóveis em cinco estados: Acre, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No nordeste, Ceará, Maranhão e Piauí também possuem mais motocicletas que automóveis.

Assessoria de Imprensa – Denatran

quinta-feira, 17 de março de 2011

Campanha Trânsito Consciente

Estado lança projeto inédito para acabar com mortes no trânsito


A campanha “Trânsito Consciente” foi lançada nesta terça-feira (15.03), no Salão Nobre 'Secretário Cloves Vettorato', no Palácio Paiaguás, pelo Governo de Mato Grosso. É a primeira vez que o Estado toma a iniciativa de colocar em prática um projeto permanente de redução de acidentes e mortes nas cidades de Mato Grosso.

O lançamento da campanha começou com um vídeo mostrando tragédias noticiadas de acidentes de aviões, terremotos entre outros tipos de catástrofes ou acidentes naturais nos quais milhares de pessoas perdem a vida. Mas do outro lado, o vídeo chama a atenção para um problema social que cresce de forma silenciosa. A morte crescente no trânsito brasileiro.

O Governo gasta por ano cerca de 31 bilhões de reais com acidentes de trânsito no País. Um acidente sem vítima custa em média R$ 3.000,00, já um acidente com mortes chega ao patamar de R$ 144.000,00. Por dia, no País, cerca de 150 pessoas perdem a vida. Neste projeto do Governo do Estado, o objetivo é tirar Mato Grosso do segundo lugar do ranking de mortes no trânsito, segundo dados do Ministério da Justiça.

No lançamento, o piloto de MotoCross, Gilmar Flores, o Joaninha, que é o garoto propaganda da campanha, falou sobre a importância desta iniciativa do Governo do Estado e disse que vai trabalhar nessa parceria para ajudar a diminuir essa estatística negativa do Estado. O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Teodoro Moreira Lopes, o Dóia, disse que a campanha “Trânsito Consciente” é um projeto que tem a coordenação do órgão, mas que se trata de um trabalho macro de Governo do Estado. “Na semana passada, o Ministério da Justiça disse que Mato Grosso está em segundo lugar em número de mortes. Este projeto vai colocar o Estado em último lugar”, comentou Lopes.

E uma das ações já adotadas pelo Detran é o envio esta semana de técnicos, juntamente com oficiais do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, para o Rio de Janeiro. Lá, eles vão conhecer de perto como funciona o projeto da Lei Seca que é um sucesso na capital fluminense. O Vice-governador Chico Daltro, que representou o Governador Silval Barbosa no lançamento da campanha, disse que esse projeto vai contar com o apoio necessário de todas as secretarias do Estado. Daltro também comentou que o será necessário fazer parcerias com as prefeituras para que a campanha “Trânsito Consciente” tenha sucesso nas cidades do interior do Estado.

Participaram também do lançamento o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, o comandante Geral da PM, Osmar Lino Farias, o secretário municipal de Trânsito de Cuiabá, Edivá Alves, os diretores do Detran, Carlos Miranda, Carlos Santana e Eugênio Destri, entre outras autoridades.

Fonte: Detran/MT