segunda-feira, 19 de abril de 2010

Logan x Classic: Os sedãs acessíveis foram remodelados


Logan vs. Classic: Briga entre sedãs é aquecida por reestilizações

O WebMotors resolveu comparar os dois automóveis recém-estilizados que foram lançados no mercado nacional. Os pontos fortes de ambos são: valor convidativo (nem tanto se comparado com o mercado externo), manutenção acessível e o custo/benefício.No início deste mês rodamos com o Chevrolet Classic reestilizado. Na ocasião, apontamos que o modelo da GM oferece o café com leite, sem a bolachinha. O título foi esse, pois o WebMotors entendeu que o Chevrolet Classic chega ao mercado, sem itens de conforto ou de conveniência relevantes, por um valor sugerido para a região de São Paulo de R$ 28.294. O mesmo título poderia ser aplicado para o Renault Logan, porém seria um pouco repetitivo da nossa parte usar o mesmo título. Então, no caso do Renault Logan, o WebMotors colocou: De olho em maior fatia do mercado, Renault Logan recebe atualização. O valor sugerido para o sedã franco-romeno é de R$ 28,69 mil. Logo, o preço não é um fator decisivo neste comparativo.Motor por motorSem grandes diferenças de potência, apenas pequenas no quesito comportamental, os dois motores 1-litro do comparativo do WebMotors são modestos e funcionam sem grandes pretensões. Ambos são dotados de tecnologia flexível em combustível, têm capacidade volumétrica de 1-litro e estão posicionados transversalmente. A principal diferença é que o propulsor de quatro cilindros em linha da Renault conta com 16 válvulas, potência é de 77 cv e torque é de 99 Nm. Já Chevrolet Classic tem um quatro cilindros de 8 válvulas que oferece 78 cv e 95 Nm. Repare que o torque do motor que equipa o modelo de marca francesa é um pouco melhor. Outra leve vantagem do propulsor francês é que ele trabalha em menor RPM quando o assunto é a potência máxima (vide ficha técnica).Como o Logan é mais pesado (justifica-se pelo maior tamanho) a sua relação peso/potência (13,3 kg/cv) fica um pouco maior que a do Classic (11,6 kg/cv). O reflexo desses números pode ser notado nos apresentados pelos fabricantes. O sedã da Renault atinge a velocidade máxima de 161 km/h e o da GM de 165 km/h. A aceleração de 0 a 100 km/h do Logan é registrada em 14,2s e a do Classic em 13,9s. Ou seja, o desempenho do Classic é levemente superior ao do Logan. A diferença é que o propulsor da marca francesa leva a responsabilidade de trabalhar com um carro maior.Trocando em miúdosA transmissão dos dois modelos é manual de cinco velocidades. A diferença mais agravante entre os dois modelos está presente na relação das marchas. A 1ª seleção do “Corsinha” é levemente mais curta que a do Logan. Já a 2ª e a 3ª marcha de ambos têm quase a mesma relação. O Logan oferece uma marcha final mais longa. Os engates do Renault são mais precisos, enquanto os do Classic são mais suaves. Aí, a escolha fica dentro das necessidades do consumidor.A rima da: Ergonomia, dirigibilidade e visibilidadeSentar e seguir viagem durante horas com o Renault Logan ou com o Chevrolet Classic fica um pouco sofrível. Tudo bem que é recomendado uma pausa parar cada 200 km dirigidos, para descansar e fazer alongamentos. Mas vale ressaltar que o conforto não é o ponto forte dos dois candidatos deste comparativo. Por oferecer um tamanho avantajado diante do “Corsinha”, o Logan ganha em ergonomia. No sedã franco-romeno os passageiros e motoristas viajam com maior espaço. Veja na tabela a diferença de entre-eixos.No quesito dirigibilidade, os dois modelos se equiparam. Ambos usam pseudo McPherson na dianteira e suspensão semi-independente na parte traseira. O Logan oferece uma sensação de maior robustez, enquanto o Classic passa a impressão de maior agilidade no trânsito. De acordo com o índice do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o Renault Logan marcou uma estrela e o GM uma e meia. Ou seja, o Chevrolet oferece maior segurança. A visibilidade do Classic, medida pelo Centro de Experimentação, ficou melhor que a do Logan, três estrelas contra uma e meia.Fazendo a famaApesar de ser considerado o “bão” da manutenção, o Classic perde do Renault Logan de acordo com o índice de reparabilidade do CESVI. O carro da Renault marcou 12 pontos enquanto o da Chevrolet ficou com 26. O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e o custo de seu reparo. Para chegar ao número é feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, a cesta dos tempos de substituição e a cesta básica de peças.O nome deste ranking vem do fato de que os veículos são classificados em grupos. Em uma escala que vai de 10 a 60, quanto menor o número do grupo, melhores as suas características de reparabilidade.Seguro de cada umComo os dois modelos pegam os seus consumidores pelo bolso, deve ser considerado o valor médio de cada seguro anual. Apesar de ter uma melhor avaliação no índice CAR Group, o seguro do Renault Logan é maior. Para um morador de São Paulo, casado e com mais de 60 anos, o valor médio do francês ficou em R$ 2,30 mil ao ano. Já para o Classic, um homem com o mesmo perfil usado para o Logan teve o valor cotado em R$ 1,5 mil, uma diferença de R$ 700.Na hora da revendaA desvalorização do Logan em três anos é um pouco maior que a do Classic. O carro da GM fabricado em 2008 teve um índice FIPE de R$ 21,90 mil. O modelo similar da Renault teve uma avaliação de 21,89 mil. Se ambos fossem retirados da concessionária em 2010 o Renault Logan teria uma avaliação superior.Porta-malasO compartimento de carga do Logan tem capacidade para levar 510 litros, já o do Chevrolet pode carregar 390 litros. A carga útil do Renault é de 445 kg, enquanto a carga útil do Classic é de 440 kg.

Preços:

Renault Logan 1.0 - R$ R$ 28,69 mil

Chevrolet Classic 1.0 - R$ 28,29 mil



Fonte: WebMotors






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