quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Semana do Trânsito tem como foco a redução do número de acidentes

 
A Prefeitura de Cuiabá lançou hoje (28) a Semana do Trânsito, campanha que visa à promoção da educação no trânsito, na Praça Alencastro. A programação conta com gincana entre escolas municipais e orientações sobre trânsito seguro na “Cidade Mirim”.
 
Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo, a educação para o trânsito começa com as crianças. “São elas que vão transmitir e influenciar pais e familiares sobre a segurança e a educação no trânsito, por isso o evento é voltado principalmente para as crianças”, comentou.
 
Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria, Jadyr Lima, o público-alvo da campanha são alunos de 8 a 12 anos. “É nessa faixa etária que eles absorvem melhor as orientações e desejamos, com isso, termos melhores motoristas no futuro”, explicou.
 
Neste primeiro dia de campanha, participaram alunos do coral Sonhos da escola municipal Elza Luiza Esteves. Eles assistiram a uma peça de teatro com orientações sobre trânsito seguro e em seguida puderam passear pela “Cidade Mirim”, pintada na praça e com todas as dicas para educação no trânsito.
 
“É muito legal receber as dicas dessa forma, a gente aprende brincando e pode ensinar e repassar para nossos pais, ou quem mais quiser saber”, disse Eduarda Souto, 10 anos, aluna do coral.
 
Outro ponto destacado pela campanha é a necessidade de redução no número de acidentes de trânsito na capital mato-grossense.
 
Conforme dados da Secretaria, em 2012 ocorreram 6.727 acidentes de trânsito, com 3.927 mortos. Este ano, até 31 de agosto, foram registrados 4.107 acidentes. O Pronto Socorro Municipal atende cerca de 900 acidentados por mês, sendo 80% acidentados de motocicletas. Em média, uma pessoa morre por dia, em Cuiabá, vítima de acidente.
 
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Kellen Arthur Preza Nogueira, destacou que Cuiabá é uma das cidades mais violentas no trânsito, daí a importância da conscientização dos motoristas para a segurança ao dirigir. “Todos são responsáveis pelo sistema de trânsito e pela segurança nas vias”, disse.
 
Participaram da abertura da Semana do Trânsito os secretários municipais de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Elias Alves de Andrade, o secretário-adjunto de Turismo, Jefferson Preza Moreno, o deputado estadual Emanuel Pinheiro, e a comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, major Grasielle Bugalho.
 
Confira a programação da Semana do Trânsito.
 
Veja fotos do evento. Fonte: Carol Sanford
 
Fonte: Detran/MT

Policiamento ciclístico garante segurança na região central de Cuiabá

 
Bermuda azul escuro com duas faixas amarelas, uma camiseta branca, tênis, colete balístico e bicicleta. Estas são as características típicas dos 20 policiais militares que atuam no policiamento ciclístico. Moderno e eficiente, a modalidade já é empregada há mais de 10 anos em Cuiabá, de forma preventiva e ostensiva nas principais regiões que concentram o maior número de comerciantes e consumidores da capital.

O policiamento acontece desde a Avenida Mato Grosso, passando pela avenida Beira Rio, Prainha, até a rua Barão de Melgaço. Ao longo do percurso, a população pode observar o trabalho dos militares na busca pela segurança do cidadão e na aproximação com a sociedade. “Este tipo de policiamento nos transmite sensação de segurança e, principalmente, nos dá maior espaço de interagir com a segurança pública”, disse a aposentada Maria de Lourdes da Silva, de 69 anos.

A sede do policiamento ciclístico funciona no 1º Batalhão de Policia Militar, localizado na região do Porto. Duas viaturas apoiam o trabalho, realizado de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h, e aos sábados das 6h às 14h.

“O policial de bicicleta consegue se deslocar mais rápido ao local da ocorrência, o que muitas vezes as viaturas não conseguem em razão de dificuldades como o trânsito e ruas estreitas”, explicou o comandante do policiamento ciclístico, capitão PM Jucimar Mendes Correia.
 
Fonte: Mídia News

Bicicletada - Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro)

 
 
ATENÇÃO!!!

Haverá dois pontos de saída!!

Local 1: Praça 8 de Abril (SAÍDA I) 
Horário (Saída I): Concentração 6h30 na Praça 8 de Abril e saída 7h00 em direção à UFMT.
Local 2: UFMT - Estacionamento da Piscina (SAÍDA II) Horário (Saída II): Concentração 7h00 na UFMT, saída 8h00 rumo ao Museu do Rio (PORTO)

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro, o Pedal Centro América e grupo 'Ciclovia Já' promoverão um grande passeio ciclístico pedindo ciclovias na capital e fomentando a utilização das bicicletas como meio de transporte. A concentração será às 7h na UFMT, com saída prevista para às 8h, em direção ao Museu do Rio, Porto.

Prepare sua bicicleta e participe com sua família e amigos.

O grupo CICLOVIA JÁ - ACORDA CUIABÁ, se juntou com as cidades no mundo para RODADA MUNDIAL - http://www.bicisporlavida.org/pt/cidades#!/catid=1

O que é o #BicisPelaVida?

Buscamos promover a bicicleta como meio de transporte válido em qualquer cidade.
Durante o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro, os próprios cidadãos (em qualquer lugar do mundo) vão:

(1) Sair para pedalar em grupo, de forma respeitosa e organizada para pedir melhores condições aos ciclistas.

(2) Presentear suas cidades com “linhas da vida” para proteger os ciclistas; um presente criativo a nossa cidade, em favor do ciclismo urbano. 


O Grupo Ciclovia já vem com a iniciativa de divulgar, estimular e promover a bicicleta como meio de transporte. Valorizar a cultura da bicicleta, conscientizando os usuários de veículos motorizados da importância da bicicleta que merece o devido respeito.

A Bicicletada é um movimento no Brasil e em Portugal, inspirado na Massa Crítica de São Francisco desde 1992, onde os ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas.

Os membros que fazem parte deste grupo partilham entre si, interesses e ideias daqueles que acreditam numa sociedade verdadeira, respeitadora e igualitária.

Dia Mundial Sem Carro! Cadastre sua cidade!

 
Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e o dia do Bicis Pela Vida. O evento, que acontece em cidades do mundo todo, busca promover a bicicleta como meio de transporte e o respeito aos ciclistas.
 

Neste ano, a rodada mundial acontece em cidades do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Holanda e Polônia. No dia 22, participantes de todas as cidades vão presenteá-las com “linhas da vida” para proteger os ciclistas e sair para pedalar em grupo, de forma respeitosa e organizada, para pedir melhores condições aos ciclistas urbanos.
 

As ações serão promovidas por grupos de voluntários de cada cidade. A ideia é incentivar a realização de ações criativas que promovam a cultura da bike partindo dos próprios cidadãos. O movimento é horizontal, não possui líderes ou entidades coordenadoras, e servirá apenas como plataforma para centralizar e divulgar as ações por meio de um mapa colaborativo.
 

O objetivo é que os moradores presenteiem suas cidades. E aí vale tudo, qualquer expressão artística no espaço público, desde que feita com respeito e autorização dos órgãos competentes, caso necessário.

 
Criado em Medellín, na Colômbia, o projeto Bicis por la Vida recebeu o prêmio Cycling Visionaries de 2013, durante o Velo City, principal congresso de ciclomobilidade do mundo, realizado entre 11 e 14 de junho em Viena, na Áustria.

E quais são ações propostas pelo movimento?
  • Convidar as pessoas para um passeio de bicicleta;
  • Participar de manifestações artísticas nas ruas da cidade: desenhar “linhas de vida” nas ruas, pintar ciclovias e ciclofaixas cidadãs, símbolos de prioridade ao ciclista ou murais relacionados ao assunto;
  • Ajudar a abrir e gerenciar espaços a serem usados nesse dia como percursos de lazer, para que as pessoas possam utilizar suas bicicletas, patins, patinetes, skates ou caminhar em segurança;
  • Qualquer ação criativa e coletiva que ajude a promover o uso das bicicletas como meio de transporte.
via: The City Fix Brasil.