quinta-feira, 26 de julho de 2007

27 de julho – Dia do motociclista

Um alerta aos motociclistas em seu dia
O termo "motociclista" se enquadra a todas as pessoas que andam de motocicleta (definição do CTB: veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido por condutor em posição montada). Um termo mais utilizado para denominá-los é o popular “motoqueiro”.
Com certeza pilotar uma motocicleta provoca uma sensação de liberdade, especialmente quando se depara com congestionamento, conseguindo passar por ele com facilidade. A motocicleta também traz outras vantagens como, facilidade de estacionamento, economia do combustível e baixo custo de aquisição se comparado com outros veículos. Só para exemplificar, o valor que seria gasto diariamente com transporte coletivo, paga a prestação da moto.
Nas grandes cidades, Cuiabá se enquadra, muitos optam por ter uma moto para fugir do trânsito caótico. Por essa razão, muitos dizem que ter uma moto é mais prático do que ter um carro, embora não seja tão seguro.
É grande a vulnerabilidade em acidentes de trânsito, especialmente quando o motociclista não tem consciência desta condição, realizando manobras arriscadas que põem em risco a sua integridade física e dos demais usuários da via.
Por isso é preocupante o número de acidentes envolvendo os motociclistas em Cuiabá e em geral em todo o país. Isso se deve á grande frota que cresce a cada dia. Em Cuiabá são mais de 50 mil motocicletas licenciadas circulando diariamente. Sem contar as que são licenciadas em outros municípios e estados.
Quem pilota uma motocicleta deve ter todos os cuidados para evitar se envolver em acidentes. Deve desenvolver hábitos salutares, evitando correr riscos.
Portanto é fundamental ter consciência de suas obrigações no trânsito e sempre, sempre praticar a direção defensiva. Segundo especialistas, é imprescindível: usar farol aceso seja de dia ou de noite; não exceder a velocidade máxima da via; respeitar o sinal vermelho do semáforo; não transpor canteiro central; usar sempre capacete com visor ou com óculos de proteção; não fazer manobras arriscadas, como “costurar” o trânsito, ultrapassagem pela direita, etc; nunca, mas nunca mesmo, trafegar no ponto cego dos motoristas, olhe para o retrovisor dele e observe se ele o percebe; entre outros cuidados nunca misturar álcool e direção.
- Motociclista, procure pilotar sua moto com responsabilidade. Faça com que sua vida sobre duas rodas seja ao mesmo tempo, emocionante e tranqüila. Fique vivo.
Parabéns pelo seu dia!

Um comentário:

Rocio disse...

Todos nós tentamos ter cuidado no trânsito é muito perigoso, porque a verdade, e acho que se todos nós colocar um grão de areia pode tornar o trânsito mais seguro comprar qualquer capacete ou comprar oculos online