sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Motociclistas imprudentes

Veículo do SAMU atendendo a motociclista vítima de acidente na Av. Rubens de Mendonça, póximo ao Monumento Ulisses Guimarães.


Imagem como esta acima, infelizmente, é corriqueiro em Cuiabá. Um veículo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) socorrendo um motociclista que foi vítima de acidente de trânsito.

A maioria dos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito no pronto socorro municipal de Cuiabá, se dá a condutores e passageiros de motocicletas, como também a maioria dos leitos de UTI e pacientes com traumatismo craniano, são ocupados por motociclistas.

Isso é fruto da imprudência e irresponsabilidade dos motociclistas (ou seriam motoqueiros?) que arriscam a vida ao desrespeitar as leis de trânsito. A maioria corre muito, faz zigue zague entre os carros, avança semáforo no vermelho, pula canteiro central, transita na calçada, entre tantas irregularidades.

São motoboys, moto-taxistas e também aqueles que utilizam a moto como meio de transporte. O que fazer para que isso não aconteça? Começar por preparar melhor os condutores, pois nas auto escolas só se ensina a passar no teste do Detran, nada mais.

Para os condutores já viciados em infrações, cabe ao órgão de trânsito fiscalizar e aplicar penalidades severas como multa e suspensão do direito de dirigir, pois só assim, 'pesando' no bolso os infratores aprendem.

Outro agente importantíssimo seria a fiscalização eletrônica no trânsito, coibindo o excesso de velocidade e o avanço de sinal vermelho. Na verdade, bastava conscientização. Mas, infelizmente, isso parece o mais difícil...

Nenhum comentário: