sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Artigo: Bicicleta como meio de transporte em Cuiabá


Há dois meses, comprei uma bicicleta, um investimento de R$ 699,00 em 10x no cartão de crédito. A minha intenção é utilizá-la como meio de transporte, como meus deslocamentos são em torno de 8 km cada um, a tarefa não aprece ser difícil.

Aos poucos comecei a incrementar, primeiramente indo de casa para um dos meus trabalhos na secretaria de segurança pública, um percurso de 4,9 km, que faço em torno de 20 minutos. Fazia isto uma vez por semana.
Nesta semana, meu volume aumentou consideravelmente. Levei meu carro para fazer revisão e decidi utilizar a bicicleta enquanto ficasse sem carro.

O saldo da aventura foi bem positivo, o retorno da concessionário foi de 9,2 km, e gastei 33 minutos, de carro seriam 15 minutos, de ônibus, penso que uns 45 minutos pegando pelo menos 2 coletivos e no fim tendo que caminhar mais 1 km até a secretaria.

No fim do dia fui para a última aula que é no 44º Batalhão no bairro Goiabeiras, foram mais 6,2 km em 24 minutos, tranquilo, a volta para casa que foi tensa pois teria que pegar um trecho de 2 km do atacadão até minha casa que é de rodovia, estreita e com buracos, desta forma contei com uma carona para levar a mim e a bicicleta.

No dia seguinte pela manhã, acordei 5 minutos mais cedo para ir ao parque dar aula, lá se foram mais 7 km de pedal até o Parque Mãe Bonifácia, isto também está no projeto, a volta, passei na academia Inspire, o que aumentou um km no retorno para casa, total 8 km.

As 8h40 foi para SESP, mais 4,7 km e fechando o dia voltei para casa mais 4,6 km.

Hoje (04/10), devo pegar o carro de volta, mas ainda tem mais pedal, já e voltei ao parque (14 km), e daqui a pouco vou à SESP.

A minha conclusão foi de qeu não estava pronto para todo este volume, porem não me afetou muito no dia a dia, mas me atrapalhou correr, com o carro de volta, vou continuar a pedalar, menos trajetos, mas vou.

Ainda é difícil andar em Cuiabá, não há ciclovias e nenhum trajeto dos que eu fiz, além dos buracos e vias escuras à noite, porém com muita atenção, equipamentos de segurança dá para progamar alguns trajetos de bicicleta, tente.

Para finalizar, pelas minhas contas, se fosse utilizar táxi, nos trajetos que fiz, teria gasto pelo menos R$ 180,00, mas gastei apenas 3200 kcal. 

Valdecarlos Santos

Nenhum comentário: