Prefeitura instalou placas de proibido estacionar ao longo da importante avenida de Cuiabá; nem todos os moradores aprovam a medida
Os motoristas precisam ficar atentos a recentes alterações feitas pela Prefeitura na rua Presidente Marques. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) aplicou nova sinalização proibindo o estacionamento de veículos na lateral esquerda da via, uma das mais movimentadas responsáveis por levar o fluxo da região do CPA ao Centro. Embora tenham objetivo de melhorar o fluxo de veículos, as medidas também geram reações negativas.
Com a proibição do estacionamento em uma das faixas, o fluxo na Presidente Marques ganha em pista de rolamento, mas nem todos os moradores consideram a mudança de todo positiva – especialmente os moradores das poucas residências que ainda perduram no local, hoje dominado por comércio e condomínios de classes média e alta.
“Judiaram da gente”, reclama a moradora Ana Maria Fernandes, há 58 anos morando no local. Para ela, as mudanças feitas na sinalização acabaram com um problema para gerar outro.
Ela conta que, antes, os veículos estacionavam dos dois lados da rua e, por isso, o fluxo de veículos ficava restrito a uma faixa só. Assim, em horários como 15h o local já ficava congestionado, mas, pelo menos, moradores como ela ainda tinham onde deixar o carro quando seus portões eram interditados por outros.
Agora, os veículos já não param em frente à casa. Em compensação, moradores com mais de um carro perderam o espaço na rua. Além isso, com a abertura de mais uma pista de rolamento, os motoristas aproveitam para pisar pesado no acelerador, e virou um perigo tentar sair da garagem para levar as crianças na escola.
Alteração semelhante à da Presidente Marques foi implementada poucos dias antes na avenida Marechal Deodoro, paralela. Segundo o diretor de trânsito da SMTU, Dativo Rodrigues, as mudanças feitas nessas duas vias são parte de um projeto de revitalização da sinalização no Centro da cidade que, quando necessário, aplicará alterações das regras, como nos casos das duas já citadas.
Outro reforço será na sinalização da Faixa Verde. São tentativas de melhorar o trânsito em vias importantes, mas mal projetadas. Na Marechal Deodoro, por exemplo, comerciantes e moradores enviaram um abaixo-assinado à Prefeitura por não concordarem com a restrição ao estacionamento em um lado da pista.
Fonte: Diário de Cuiabá
Nenhum comentário:
Postar um comentário