A arte do povo para o povo. Foi com esse ideal que em 1989 um grupo de artistas cuiabanos de nascimento e de coração decidiu espalhar sua arte pelas ruas de Cuiabá. O resultado foi impressionante. A cidade era o ateliê, os andaimes que outrora eram usados em construções, se transformaram em plataformas para que os muros fossem as telas. Tudo foi reutilizado de uma maneira inusitada, para que as pinturas emoldurassem a chamada “Cidade Verde”. Episódios da história do projeto Arte Pública que há mais de 20 anos faz parte da cultura de Cuiabá e que está sendo resgatado pela gestão do prefeito Wilson Santos.
Cultura que também está sendo transmitida na arte ao povo cuiabano, como explicou o idealizador do projeto, o artista plástico Gervani de Paula. “Nossa proposta inicial, na década de 80, era socializar o acesso à arte. Somos todos artistas com origem popular, eu sou do bairro Araés o Adir Sodré do Pedregal, enfim, quando resolvemos pintar nas ruas de Cuiabá foi uma forma de devolver ao povo e à cidade tudo o que ela nos deu, especialmente essa cultura maravilhosa”, pontuou.
Gervani detalha que o projeto está em sua terceira edição, mantendo os mesmos princípios e artistas, mas fazendo uma alusão à Copa do Mundo de 2014. "A primeira edição do projeto foi lançada em 1989, com apoio da iniciativa privada. Em 2002, tivemos o apoio do poder público municipal e agora em 2010 a Prefeitura de Cuiabá reativa o Arte Pública, atualizando e levando mais arte à sociedade cuiabana. Todos os artistas que compõem esse projeto só têm a agradecer essa oportunidade, valorizando os profissionais e democratizando a arte", ressaltou Gervani de Paula.
As pinturas estão no tradicional muro de arrimo localizado na Avenida Miguel Sutil, onde as telas antigas foram contextualizadas com os motivos da Copa, exceto a de alguns artistas que já não moram mais em Cuiabá ou que já faleceram, como é o caso de Maurílio Barcelos, que teve sua pintura original mantida e restaurada, recebendo apenas alguns novos elementos como bolas de futebol e a inscrição do ano de 2014, ano da Copa.
Gervani também observa que outros pontos da cidade estão servindo como tela para os artistas, como os viadutos da Avenida do CPA, o muro da igreja Bom Despacho, além de pinturas na rodoviária da cidade, escola Liceu Cuiabano, dentre outros pontos. "Tivemos a preocupação de distribuir nossa arte em vários pontos de Cuiabá, para que todas as pessoas possam ter acesso a ela", afirmou. O artista lembra que o projeto também já foi levado aos ônibus de Cuiabá, dando movimento à arte de rua dos cuiabanos.
Entre os artistas que mudaram o cenário de Cuiabá, estão: Gervani de Paula, Adil Sodré, Dalva de Barros, Regina Pena, João Sebastião, Maty Vitart, Jonas Barros, Alcides Pereira dos Santos, Carlos Lopes, Sebastião Silva, Nilson Pimenta, Aleixo Cortex, Maurílio Barcelos e Antônio Pereira da Silva (Sitó).
Secom/Cuiabá - Raoni Ricci
Nenhum comentário:
Postar um comentário