quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Trânsito seguro. É possível?

Um tema que tem nos preocupado muito nos últimos anos é a segurança no trânsito. A cada ano que passa aumenta e muito o número de veículos em circulação, principalmente automóveis e motocicletas. Isso em decorrência, principalmente, da estabilidade financeira e o constante crescimento econômico.

Em 2009 Mato Grosso teve queda de 5,8% nas vendas, enquanto isso Cuiabá teve alta de 8,5% em relação á 2008. No mês de janeiro deste ano, o estado teve acréscimo de 6,09% no número de veículos vendidos. Já em Cuiabá a alta foi de 27,19% em todo o segmento. No mês de janeiro foram licenciados mais de dois mil veículos novos. Isso porque, historicamente, janeiro é um mês fraco, dizem os concessionários e distribuidores de veículos.

Tomando-se o mês de janeiro como parâmetro, serão quase 30 mil novos veículos em 2010, ou seja, um acréscimo entre 10 a 15% ao ano. Isso se o ano eleitoral e a euforia da copa do mundo não influenciar ainda mais as vendas. Levando-se em consideração que nossa frota é de aproximadamente 250 mil veículos, chegaremos aos 300 mil em poucos meses.

Diante do crescimento da frota, seria natural que o poder público investisse em infra-estrutura na mesma proporção. O problema é que isso não acontece, pelo contrário, quase não há investimento nem na manutenção do que há, seja em sinalização, recapeamento, modernização do transporte público, abertura de novas ruas, avenidas, pontes, etc. Se nada for feito, em breve, teremos lentidão e congestionamentos dignos de grandes cidades como Porto Alegre e Belo Horizonte.

Bom, já que o tema é segurança no trânsito, além de infra-estrutura, precisamos ter uma fiscalização constante, ostensiva e eficiente. Além de fiscais de trânsito em toda a cidade, diuturnamente, Cuiabá precisa urgentemente de fiscalização eletrônica. Os motoristas infratores já se acostumaram a não ser punidos. Abusam da velocidade a avançam sinal vermelho como se fosse normal. Raramente são multados e quando são se dizem injustiçados e se apegam á ladainha inventada por políticos populistas, a indústria da multa.

Daqui a quatro anos teremos a copa do mundo em Cuiabá. Será que teremos tempo para resolver todos os problemas que temos no trânsito? Será que motoristas e pedestres se conscientizarão? Será que a prefeitura fará o dever de casa? Espero que sim.

Torço para que a Prefeitura de Cuiabá, através de projetos e estudos técnicos, estude a possibilidade da volta da fiscalização eletrônica. Urgente! Será a vitória do bom senso na luta contra a impunidade no trânsito.

Só com aplicação de ações de engenharia, fiscalização e educação teremos um trânsito seguro e poderemos conquistar a tão sonhada Paz no Trânsito.

Sílvio Furtado de Mendonça Filho

Nenhum comentário: