segunda-feira, 3 de junho de 2013

Marcha das Vadias reúne mulheres e homens em Cuiabá em protesto contra ‘cultura do estupro’

Marcha das Vadias reúne mulheres e homens em Cuiabá em protesto contra ‘cultura do estupro’
Mulheres e homens que não se conformam com o machismo e a chamada ‘cultura do estupro’ se reúnem para um protesto no próximo sábado (8) denominado Marcha das Vadias. Trata-se de uma manifestação feminista reivindicando liberdade e uma vida com menos violência, mas aberta ao público masculino.

A mobilização está marcada para as 15 horas na Praça Maria Taquara. A Marcha das Vadias é um movimento que acontece em várias capitais do País e originou-se em protesto às declarações de um policial do Canadá que queria negar proteção estatal a mulheres por conta de suas roupas, como se a violência ocorresse por conta das roupas, e não da relação de poder que se estabelece entre agressor e vítima.

Por este motivo é comum que durante o evento as manifestantes usem pouca roupa, seios pintados com frases de protesto, justamente em defesa da ideia de que as mulheres não podem sofrer violência, não importa qual roupa estejam usando, ou qual seja seu comportamento.

Esta será a segunda edição da Marcha das Vadias em Cuiabá, que no ano passado contou com participação de aproximadamente 400 manifestantes. Para 2013 a expectativa é que o número de participantes dobre.

O Brasil é o 7º país no ranking mundial de homicídios de mulheres, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Em 65% dos casos de violência sexual, o estuprador era um parente ou conhecido da mulher.
Fonte: Olhar Direto

Nenhum comentário: