Tecnologia combaterá inadimplência IPVA
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso vai utilizar " tecnologia de ponta" para combater a inadimplência relativa ao Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Por determinação do secretário Éder de Moraes, a pasta fará a locação de equipamentos para utilização nas vias de trânsito de Cuiabá e do interior do Estado, interligado com a central da base de dados do Detran, através da leitura das placas dos veículos por fotometria, ou seja, a placa será fotografada e em questões de segundos o computador informa as características do veículo, inclusive o pagamento ou não do imposto.
"Nosso objetivo é combater com eficácia a inadimplência nesse tributo que está superior a 30%. Com esse equipamento, caso o veículo esteja com o IPVA atrasado, serão tomadas as medidas que a lei determina, inclusive, apreensão do veículo", alertou. Para ele, não é possível que a grande maioria dos contribuintes paguem em dia, enquanto outros apostem na sorte ou na ineficiência estatal em detrimento dos bons pagadores.
Os contribuintes poderão evitar dissabores futuros procurando o portal da Sefaz (http://www.sefaz.mt.gov.br)/, link IPVA, e parcelando os débitos vencidos em até seis vezes, regularizando assim as pendências, pois a partir de agosto a sistemática começará a funcionar. "A operação será chamada de "Blitz da Cidadania e o foco é IPVA em atraso dos últimos cinco anos. O equipamento fotografa e acumula várias informações que permitirá durante a blitz fazer os encaminhamentos necessários", explicou.
Os valores arrecadados com o IPVA são distribuídos entre o Estado (que retém 50%) e os municípios que ficam com a outra metade. Não há uma destinação específica para a utilização desses recursos. O dinheiro é aplicado de acordo com as prioridades estabelecidas no Orçamento do Estado e das Prefeituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário