domingo, 19 de julho de 2009

Copa, trânsito e o meio ambiente

Esquecidas as “tricas e futricas” acerca da paternidade da escolha de Cuiabá como uma das anfitriãs da Copa do Mundo, em 2014, reinando agora serenidade, pois, vencido o ciúme, oportuno dizer: esta conquista se deve a inúmeros fatores políticos, geográficos e econômicos, merecendo especial crédito o planejamento consistente, empreendido sem tardança, pelo Senhor Governador para que o sonho de todos se materializasse.

Não menos importante para o sucesso deste primeiro passo, dado rumo à conquista do Projeto Copa 2014, foi o empenho, o trabalho e o apoio incondicional de todos os cuiabanos, os mato-grossenses e brasileiros. De forma que, doravante, todos serão co-responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso de tal empreita.

Não se pode esquecer que muito há que se fazer até o apito inicial da partida de estréia, posto que, de concreto, com a Fifa, restou apenas assinado um protocolo de intenções para que alguns jogos da Copa se realizem na cidade de Cuiabá. Nada mais!

As dificuldades para realização da Copa em Cuiabá somente serão vencidas com muito, mas muito trabalho coletivo. Mas o mais importante para o sucesso é o engajamento do cidadão, pois é ele o espírito da Copa. É preciso uma efetiva preparação para receber os visitantes, não só com infra-estrutura que é muito importante, mas também com carinho, paz, entusiasmo e muita eficiência na prestação dos serviços.

Sorteios definirão as cidades onde serão realizados os jogos da futura Copa. Japão versus Estados Unidos, em Cuiabá, - quem sabe o porvir? Jogos no Verdão meu irmão! Que boqueirão para o turismo e para os negócios! Quantas pessoas estarão conosco no estádio para se divertirem? Podem ser os irmãos da Argentina, do Paraguai, da Bolívia ou do Peru! Não é legal e divertido ir a uma Copa do Mundo, ainda mais pertinho de você?

A Copa também será muito boa para o meio ambiente, desde que sejam tomadas as decisões certas, eliminando-se assim, os engarrafamentos do trânsito de Cuiabá. A dificuldade de locomoção na cidade é dramática, não tem mais essa de “hora do rush”, é difícil se locomover a qualquer hora do dia ou da noite.

Ecológico eliminar os engarrafamentos? Sim! Imagine você, então, um veículo com o seu motor funcionando desnecessariamente por uma hora! Um litro e meio (gasolina/álcool/diesel) queimados a esmo, por exemplo; agora imaginem vocês milhares de motores funcionando (caminhões, ônibus, carros, motocicletas), todos os dias, veículos parados por conta da falta de planejamento viário na área urbana. Imaginou? Ou, apenas lembrou do seu dia a dia em Cuiabá! Quantos litros de combustível são, portanto, inutilmente queimados? Quanta energia é desperdiçada?

Melhorar o trânsito em Cuiabá contribuiria, e muito, para a Copa do Pantanal e para o meio ambiente.

DIOGO EGIDIO SACHS, advogado

Nenhum comentário: