terça-feira, 18 de maio de 2010

Artigo: Campanha para tirar Natal da Copa

Por: Diógenes Dantas

Confesso que fiquei preocupado com a nota em Radar, coluna da revista Veja, sobre o risco de Natal perder a condição de sede da Copa em 2014. Segundo a revista, o Comitê Organizador da Copa de 2014 vai anunciar, durante o mundial na África do Sul, as cidades-sedes que irão para o paredão, ou seja, que perderão a vaga entre as doze cidades escolhidas pela FIFA.

E Natal é a única cidade citada por Veja como uma das duas que devem cair fora. A notinha de Veja chega a citar as duas cidades que podem substituir Natal e outra cidade sob risco de emparedamento: Belém e Campo Grande.

É importante lembrar que Belém sempre foi uma reivindicação do presidente Lula nas articulações com a FIFA e com a CBF. Pois bem. Dá para perceber hoje que há uma campanha em curso em muitos lugares e em setores da chamada grande imprensa para enfraquecer ainda mais a posição de Natal como sede do futuro mundial.

Desde o início deste processo, Natal era tida como local pouco provável e pouco adequado para realizar o evento. Entrou na lista. Mas ainda sofre ataques especulativos.

O atraso no nosso cronograma de obras e as incertezas sobre o projeto da Arena das Dunas reforçam esta campanha insidiosa contra Natal. Nossas autoridades, nossa classe política e empresários envolvidos neste projeto – Copa 2014 – precisam de uma vez por todas dar uma resposta a estes ataques especulativos.

Temos de afinar o discurso e nos movimentar em Brasília, Rio de Janeiro (sede da CBF) e em São Paulo para dizermos: – Olha, por aqui está tudo bem. Já estamos realizando a Copa. Porque senão a gente vai ficar fora do mundial. Imagine o desastre? Imagine a perda para nossa economia?

Agora, não é derrubando uma guarita e uma creche no Centro Administrativo que vamos passar a ideia de que tudo está andando satisfatoriamente. São necessárias ações concretas para não perdermos o mundial.

Que tal uma campanha publicitária nos veículos da grande imprensa? A mesma Veja que traz nota colocando Natal sob risco já registrou com destaque em uma de suas reportagens que o projeto da Arena das Dunas é um dos melhores da Copa de 2014. O que houve para Natal virar a gata borralheira de uma hora para outra?

A Copa em Natal balança. Subiu no telhado, como diz no dito popular. E perdê-la seria uma grande demonstração de amadorismo e incompetência.

Confira essa notícia: http://juscelinorodrigues.wordpress.com/2010/05/17/campanha-para-tirar-natal-da-copa-2014-comeca-em-veiculos-da-grande-imprensa

Diógenes Dantas escreve no blog Juscelino Rodrigues

Nenhum comentário: