segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ônibus articulado de BRT faz testes em ruas de Cuiabá


A alternativa de mobilidade para o transporte coletivo em Cuiabá já começa a ser conhecida. Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito de Cuiabá, participaram nesta sexta-feira, de uma viagem a bordo de um ônibus articulado de 20 metros, com capacidade para 139 passageiros, que circulou por várias vias da capital e Várzea Grande. Além dos funcionários da SMTU, representantes da Secretaria de Trânsito de Várzea Grande, da Agecopa e os consultores que estão elaborando o projeto da nova rede de transporte coletivo para Cuiabá, também fizeram a viagem.

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa,Rafael Detoni, o teste feito com o veículo Volvo, ideal para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) , servirá para que os consultores que prestam serviço para a agência avaliarem se esse tipo de ônibus servirá para compor o novo sistema. “Esse é um dos possíveis modelos a serem implantados no sistema”, explicou o coordenador.

“É um veículo confortável e seguro, de piso de baixo, que vai atender os deficientes e se adapta à necessidade de toda a comunidade”, observou o coordenador de transportes da SMTU, Leopoldino Pereira.

O veículo seguiu pelas vias que vão formar os principais corredores exclusivos para o sistema BRT, o mais provável a ser implementado em Cuiabá e Várzea Grande, através das ações dos projetos de preparação das duas cidades para a Copa 2104.

A viagem começou no bairro Verdão, seguiu pela Avenida Agrícola Paes de Barros, Miguel Sutil, Avenida da Feb (V. Grande), Tufik Aff, Tenente Coronel Duarte, Coronel Escolástico, Fernando Correa e retornou seguindo pela Avenida do C. P.A e Miguel Sutil.

No ano passado, a Agecopa definiu o novo sistema de trânsito que deve ser implantado em Cuiabá para melhorar o transporte coletivo até a Copa do Mundo de 2014. O sistema escolhido é o Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus, semelhante ao que já existe em Curitiba (PR). São ônibus articulados e com vias exclusivas para sua circulação. A iniciativa pretende desafogar o trânsito no centro da cidade e permitir facilidade de acesso entre as áreas mais populosas da capital.

O diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito explicou que na próxima semana começam os trabalhos de topografia necessários para implantar os projetos de mobilidade urbana, aumentando avenidas e construindo viadutos na capital. "E em um prazo de 60 dias teremos como começar algumas das licitações do sistema BRT", finalizou o diretor.

Veja Matéria produzida em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=roQZ8j42p9Q


Fonte: Copa no Pantanal/Assessoria

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