O coordenador municipal de Trânsito de Barra do Garças, major Wlamir Luiz da Gama Figueiredo, apresentou nesta quinta-feira (6) os 10 agentes que vão atuar na guarda municipal de trânsito a partir de hoje pelas ruas da cidade. São os “azulzinhos” que terão a missão de organizar o trânsito local no que tange estacionamento, velocidade permitida, trafegabilidade de vias, cinto de segurança e uso indevido de celular no trânsito.
Os agentes de trânsito inauguram uma nova fase no trânsito barra-garcense porque a partir de agora os motoristas que cometerem infrações no trânsito serão multados pela guarda municipal com os recursos encaminhados para a prefeitura de Barra do Garças. Os agentes foram submetidos um curso de formação básica oferecido pelo comando da Polícia Militar através do coronel Valdemir Benedito Barbosa e do comandante de Barra do Garças, Paulo Costa.
No lançamento da guarda municipal, o prefeito de Barra do Garças foi representado pelos secretários de Administração, Jonir de Oliveira Souza; Finanças, Luceli de Souza Crus Torres e do inspetor da Polícia Rodoviária federal, Regis Takshita Martins da Fonseca; do presidente da União de Bairros, Onofre e do coordenador da Politec, Clodoaldo Carvalho Queiroz.
Em entrevista para imprensa, o major Gama informou que a guarda vai fiscalizar as atribuições do município no trânsito desde estacionamento até uso correto do cinto e proibindo a conversação ao celular. Sobre o assunto polêmica da viseira baixada no capacete por parte dos motociclistas, o coordenador de Trânsito que é um aspecto a ser apreciado porque faz muito calor na cidade.
Os agentes de trânsito vão ter uma carga horária de 40 horas semanais com salários de R$ 570,00 para patrulhar uma frota de 14 mil carros e 6 mil motos que circulam em Barra do Garças. A criação da guarda foi sugerida pelo promotor Marcos Brant Gambier Costa, do Ministério Público, que brecou a idéia inicial do prefeito Wanderlei Farias de contratar uma empresa privada para cuidar do trânsito. O promotor informou que é inconstitucional delegar o poder de polícia a uma instituição particular. A oposição sugeriu a realização de concurso, todavia a prefeitura optou por um processo seletivo simplificado e houve questionamento que a guarda pode criar o que se intitula “indústria da multa” em Barra do Garças.
Por outro lado quem sabe a presença dos azulzinhos podem inibir a alta velocidade dos motoristas em avenidas que se tornaram “pistas de corrida” com a mudança que houve no trânsito local: Gabriel Ferreira, Antônio Joaquim, 42 e Independência.
Os agentes de trânsito inauguram uma nova fase no trânsito barra-garcense porque a partir de agora os motoristas que cometerem infrações no trânsito serão multados pela guarda municipal com os recursos encaminhados para a prefeitura de Barra do Garças. Os agentes foram submetidos um curso de formação básica oferecido pelo comando da Polícia Militar através do coronel Valdemir Benedito Barbosa e do comandante de Barra do Garças, Paulo Costa.
No lançamento da guarda municipal, o prefeito de Barra do Garças foi representado pelos secretários de Administração, Jonir de Oliveira Souza; Finanças, Luceli de Souza Crus Torres e do inspetor da Polícia Rodoviária federal, Regis Takshita Martins da Fonseca; do presidente da União de Bairros, Onofre e do coordenador da Politec, Clodoaldo Carvalho Queiroz.
Em entrevista para imprensa, o major Gama informou que a guarda vai fiscalizar as atribuições do município no trânsito desde estacionamento até uso correto do cinto e proibindo a conversação ao celular. Sobre o assunto polêmica da viseira baixada no capacete por parte dos motociclistas, o coordenador de Trânsito que é um aspecto a ser apreciado porque faz muito calor na cidade.
Os agentes de trânsito vão ter uma carga horária de 40 horas semanais com salários de R$ 570,00 para patrulhar uma frota de 14 mil carros e 6 mil motos que circulam em Barra do Garças. A criação da guarda foi sugerida pelo promotor Marcos Brant Gambier Costa, do Ministério Público, que brecou a idéia inicial do prefeito Wanderlei Farias de contratar uma empresa privada para cuidar do trânsito. O promotor informou que é inconstitucional delegar o poder de polícia a uma instituição particular. A oposição sugeriu a realização de concurso, todavia a prefeitura optou por um processo seletivo simplificado e houve questionamento que a guarda pode criar o que se intitula “indústria da multa” em Barra do Garças.
Por outro lado quem sabe a presença dos azulzinhos podem inibir a alta velocidade dos motoristas em avenidas que se tornaram “pistas de corrida” com a mudança que houve no trânsito local: Gabriel Ferreira, Antônio Joaquim, 42 e Independência.
Fonte: Olhar Direto
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