quinta-feira, 20 de maio de 2010

Segunda torre do estádio Verdão é implodida

Foto: Dinalte Miranda

O trabalho de demolição do estádio Verdão teve encerrada mais uma etapa na tarde desta quarta-feira (19.05). A segunda torre de iluminação veio abaixo exatamente às 15h09 na ação de maior impacto dos trabalhos de deconstrução da antiga arena. A demolição da segunda torre foi testemunhada por diretores da Agecopa (Agencia Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal) e profissionais da imprensa. A execução da derrubada da torre correu dentro do cronograma previsto pelo consórcio Santa Bárbara/Mendes Júnior e viu uma ação tranqüila, embora com forte impacto e barulho ensurdecedor.

Conforme a programação de deconstrução do velho estádio, os trabalhos seguirão nos próximos dias com o prosseguimento da demolição das arquibancadas descobertas, retirada da cobertura das arquibancadas cobertas. A expectativa da empreiteira é de encerrar os trabalhos dentro de um mês, superando assim, a previsão prazo de 90 dias. De acordo com a Agecopa, os trabalhos estão em ritmo acelerado e superando todas as previsões.

Veja o vídeo da implosão:

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Governador diz que capital receberá investimentos de R$ 2 bi

O governador Silval Barbosa revelou nesta terça-feira (18.05), as cifras que deverão ser injetadas na preparação da Grande Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Pelo menos R$ 2 bilhões serão investidos em obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande, conforme comentou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa durante entrevista à Rádio CBN, do Grupo Gazeta de Comunicação, nesta terça-feira (18.04).

Ele citou algumas das 21 intervenções que serão realizadas nos pontos críticos que estrangulam o trânsito nas principais vias da Capital e do município vizinho. Para construção de viadutos e passagens subterrâneas nos trevos de maior movimento de Cuiabá, como de acesso a Rodovia Palmiro Paes de Barros (Santo Antonio do Leverger), trevos do Tijucal e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e ainda no trevo do Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, serão investidos R$ 280 milhões já garantidos, conforme o governador.

Mais R$ 450 milhões também serão destinados a construção de viadutos, trincheiras, duplicação ou alargamento de pistas, pontes e os dois corredores exclusivos para ônibus BRTs (Bus Rapid Transit) que vão garantir mais qualidade no transporte coletivo e individual, facilitando o deslocamento da população e visitantes durante e depois da Copa. O investimento na nova modalidade de transporte coletivo é de R$ 250 milhões.

A maioria dessas intervenções serão realizadas nas rodovias federais BR-163, 364 e 070, nos trechos em que elas cortam o perímetro urbano sobrepondo-se às avenidas Fernando Corrêa, Miguel Sutil e FEB. “Nosso planejamento vai deixar um legado muito bom em infraestrutura urbana”, declarou Silval Barbosa. Nos próximos dias, uma comissão trabalhará na agilização das licitações de obras para a infraestrutura da capital.

Fonte: Copa no Pantanal/Com Secom

terça-feira, 18 de maio de 2010

Copa 2014: Projeto vistoria hoje acessibilidade de Cuiabá

Um projeto composto por membros que têm dificuldades de locomoção, como idosos, deficientes físicos e cegos, o `Novos Rumos`, chega hoje a Cuiabá para conferir o nível de acessibilidade da capital. A visita é mais uma das que eles pretendem fazer por todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.


O objetivo deles, por meio do Instituto Muito Especial –, organização da sociedade civil de interesse público, que trabalha pela inclusão das pessoas com deficiências na sociedade e nas empresas, em parceria com o Ministério do Turismo – é fazer, a partir da expedição, um roteiro de viagens baseado no conceito da acessibilidade, pois tudo que levantarem vai virar um documentário, um livro e um guia de viagens.


Nas viagens já realizadas, um dos coordenadores do projeto, Marcus Scarpa, explicou à Folha que ainda não há como fazer um ranking das melhores e piores cidades, pois ainda há muitas a serem visitadas, além desse não ser o objetivo do estudo. “São Paulo e Curitiba até agora são as que tem a situação mais avançada, não que seja o ideal ou de nível internacional, mas são as cidades que mais demonstraram preocupação com a acessibilidade”, conta Scarpa.


O grande problema, explica Scarpa, é a acessibilidade a locais sob responsabilidade da iniciativa privada, como os pontos turísticos, hotéis e restaurantes. “O poder público tenta fazer um trabalho bacana nessas duas cidades a nível de Brasil, mas o setor privado não está acompanhando com o mesmo ritmo, ainda temos muitos problemas de acessibilidade em todo o setor privado”.


Além dos usuários das adaptações de acessibilidade, também chega a Cuiabá uma equipe de arquitetos e engenheiros para mapear tudo para futuramente fará parte do guia. “Cuiabá foi contemplada a fazer parte desse guia desde que faça as adequações, deixaremos a sugestão para que façam o que não estiver pronto. Não viemos para fiscalizar nem enquadrar ninguém”. Mesmo porque, não precisam, deficientes físicos movimentam R$ 14 milhões/ano com viagens e turismo.


Fonte: Agecopa/Copa no Pantanal [Folha do Estado]

Torre de iluminação do estádio Verdão é demolida


A demolição do estádio Verdão viu nesta segunda-feira (17.05) um momento de forte impacto. A primeira das duas torres de 33 metros que sustentavam os refletores do antigo Verdão foi derrubada esta tarde. As equipes de demolição quebraram parte da base com o equipamento chamado `Rompedor` e puxaram a estrutura com cabos ligados a um trator de esteira. A torre veio abaixo em poucos segundos, caindo sobre os escombros da arquibancada descoberta. Nesta terça-feira a outra torre também deve ser demolida.

A demolição das arquibancadas cobertas e descobertas prossegue em ritmo acelerado, criando condições para o aterramento de toda a área onde hoje se situa o campo de futebol. Ao mesmo tempo está sendo retirada a estrutura metálica que sustenta a cobertura da arquibancada coberta, que será utilizada em outras praças esportivas da Capital.

Até o final do mês toda a parte de alvenaria do antigo estádio deve ser demolida, iniciando-se os trabalhos de fundação para a nova Arena Multiuso, que deve estar concluída até dezembro de 2012, a tempo de Cuiabá se candidatar a sede da Copa das Confederações, em 2013. A demolição prossegue e tem prazo de até 90 dias para conclusão.

Fonte: Assessoria Agecopa/Copa no Pantanal Foto: Secom/Agecopa

Artigo: Campanha para tirar Natal da Copa

Por: Diógenes Dantas

Confesso que fiquei preocupado com a nota em Radar, coluna da revista Veja, sobre o risco de Natal perder a condição de sede da Copa em 2014. Segundo a revista, o Comitê Organizador da Copa de 2014 vai anunciar, durante o mundial na África do Sul, as cidades-sedes que irão para o paredão, ou seja, que perderão a vaga entre as doze cidades escolhidas pela FIFA.

E Natal é a única cidade citada por Veja como uma das duas que devem cair fora. A notinha de Veja chega a citar as duas cidades que podem substituir Natal e outra cidade sob risco de emparedamento: Belém e Campo Grande.

É importante lembrar que Belém sempre foi uma reivindicação do presidente Lula nas articulações com a FIFA e com a CBF. Pois bem. Dá para perceber hoje que há uma campanha em curso em muitos lugares e em setores da chamada grande imprensa para enfraquecer ainda mais a posição de Natal como sede do futuro mundial.

Desde o início deste processo, Natal era tida como local pouco provável e pouco adequado para realizar o evento. Entrou na lista. Mas ainda sofre ataques especulativos.

O atraso no nosso cronograma de obras e as incertezas sobre o projeto da Arena das Dunas reforçam esta campanha insidiosa contra Natal. Nossas autoridades, nossa classe política e empresários envolvidos neste projeto – Copa 2014 – precisam de uma vez por todas dar uma resposta a estes ataques especulativos.

Temos de afinar o discurso e nos movimentar em Brasília, Rio de Janeiro (sede da CBF) e em São Paulo para dizermos: – Olha, por aqui está tudo bem. Já estamos realizando a Copa. Porque senão a gente vai ficar fora do mundial. Imagine o desastre? Imagine a perda para nossa economia?

Agora, não é derrubando uma guarita e uma creche no Centro Administrativo que vamos passar a ideia de que tudo está andando satisfatoriamente. São necessárias ações concretas para não perdermos o mundial.

Que tal uma campanha publicitária nos veículos da grande imprensa? A mesma Veja que traz nota colocando Natal sob risco já registrou com destaque em uma de suas reportagens que o projeto da Arena das Dunas é um dos melhores da Copa de 2014. O que houve para Natal virar a gata borralheira de uma hora para outra?

A Copa em Natal balança. Subiu no telhado, como diz no dito popular. E perdê-la seria uma grande demonstração de amadorismo e incompetência.

Confira essa notícia: http://juscelinorodrigues.wordpress.com/2010/05/17/campanha-para-tirar-natal-da-copa-2014-comeca-em-veiculos-da-grande-imprensa

Diógenes Dantas escreve no blog Juscelino Rodrigues

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ônibus articulado de BRT faz testes em ruas de Cuiabá


A alternativa de mobilidade para o transporte coletivo em Cuiabá já começa a ser conhecida. Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito de Cuiabá, participaram nesta sexta-feira, de uma viagem a bordo de um ônibus articulado de 20 metros, com capacidade para 139 passageiros, que circulou por várias vias da capital e Várzea Grande. Além dos funcionários da SMTU, representantes da Secretaria de Trânsito de Várzea Grande, da Agecopa e os consultores que estão elaborando o projeto da nova rede de transporte coletivo para Cuiabá, também fizeram a viagem.

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa,Rafael Detoni, o teste feito com o veículo Volvo, ideal para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) , servirá para que os consultores que prestam serviço para a agência avaliarem se esse tipo de ônibus servirá para compor o novo sistema. “Esse é um dos possíveis modelos a serem implantados no sistema”, explicou o coordenador.

“É um veículo confortável e seguro, de piso de baixo, que vai atender os deficientes e se adapta à necessidade de toda a comunidade”, observou o coordenador de transportes da SMTU, Leopoldino Pereira.

O veículo seguiu pelas vias que vão formar os principais corredores exclusivos para o sistema BRT, o mais provável a ser implementado em Cuiabá e Várzea Grande, através das ações dos projetos de preparação das duas cidades para a Copa 2104.

A viagem começou no bairro Verdão, seguiu pela Avenida Agrícola Paes de Barros, Miguel Sutil, Avenida da Feb (V. Grande), Tufik Aff, Tenente Coronel Duarte, Coronel Escolástico, Fernando Correa e retornou seguindo pela Avenida do C. P.A e Miguel Sutil.

No ano passado, a Agecopa definiu o novo sistema de trânsito que deve ser implantado em Cuiabá para melhorar o transporte coletivo até a Copa do Mundo de 2014. O sistema escolhido é o Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus, semelhante ao que já existe em Curitiba (PR). São ônibus articulados e com vias exclusivas para sua circulação. A iniciativa pretende desafogar o trânsito no centro da cidade e permitir facilidade de acesso entre as áreas mais populosas da capital.

O diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito explicou que na próxima semana começam os trabalhos de topografia necessários para implantar os projetos de mobilidade urbana, aumentando avenidas e construindo viadutos na capital. "E em um prazo de 60 dias teremos como começar algumas das licitações do sistema BRT", finalizou o diretor.

Veja Matéria produzida em vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=roQZ8j42p9Q


Fonte: Copa no Pantanal/Assessoria

Novo semáforo no cruzamento da Avenida das Torres com a Av. Jurumirim‏

Começou a funcionar nesta segunda feira (17-05), um conjunto semafórico no entroncamento das Avenidas Gonçalo Antunes de Barros (antiga Jurumirim), com a Avenida das Torres, em Cuiabá.

Para quem circula pelo local recomenda-se atenção.

Ônibus articulado para a Copa do Mundo de 2014 faz teste em Cuiabá

Técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito de Cuiabá, participaram de uma viagem a bordo de um ônibus articulado de 20 metros, com capacidade para 139 passageiros, que circulou por várias vias da capital e Várzea Grande. Além dos funcionários da SMTU, representantes da Secretaria de Trânsito de Várzea Grande, da Agecopa e os consultores que estão elaborando o projeto da nova rede de transporte coletivo para Cuiabá, também fizeram a viagem.

Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana da Agecopa,Rafael Detoni, o teste feito com o veículo Volvo, ideal para a implantação do BRT (Bus Rapid Transit) , servirá para que os consultores que prestam serviço para a agência avaliarem se esse tipo de ônibus servirá para compor o novo sistema. “Esse é um dos possíveis modelos a serem implantados no sistema”, explicou o coordenador.

“É um veículo confortável e seguro, de piso de baixo, que vai atender os deficientes e se adapta à necessidade de toda a comunidade”, observou o coordenador de transportes da SMTU, Leopoldino Pereira.

O veículo seguiu pelas vias que vão formar os principais corredores exclusivos para o sistema BRT, o mais provável a ser implementado em Cuiabá e Várzea Grande, através das ações dos projetos de preparação das duas cidades para a Copa 2104.

A viagem começou no bairro Verdão, seguiu pela Avenida Agrícola Paes de Barros, Miguel Sutil, Avenida da Feb (V. Grande), Tufik Aff, Tenente Coronel Duarte, Coronel Escolástico, Fernando Correa e retornou seguindo pela Avenida do C. P.A e Miguel Sutil.

Fonte: Olhar Direto

CFC´s devem oferecer aulas práticas de direção à noite a partir de 17/05

Começa a vigorar nesta segunda-feira (17/05) a Resolução 347/2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que 20% das aulas práticas de direção veicular sejam realizadas no período noturno. A norma regulamenta a Lei n° 12.217/2010, que tornou obrigatória a realização de parte da aprendizagem de direção veicular à noite. As novas regras, que começam a vigorar a partir do dia 17 de maio, só serão exigidas para os processos abertos a partir desta data.

A Resolução 347 não traz acréscimo na carga horária de prática de direção atual prevista na Resolução 285/2008 do Contran, os 20% serão incorporados nas horas/aula já existentes. Das 20 horas/aula exigidas para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo, 4 serão realizadas à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria, serão 3 horas/aula das 15 exigidas.

Segundo a Resolução, a comprovação da realização de parte da prática de direção veicular à noite será realizada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. A norma, baseada no anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), define como período noturno aquele compreendido entre o pôr-do-sol e nascer do sol, cabendo a esses órgãos definir o horário das aulas dentro desse período.

De acordo com o diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Eugênio Destri, a medida visa corrigir uma distorção no aprendizado dos condutores, que precisam ter noções de direção, em situações mais reais de trânsito. "Quem tira CNH, mais dia menos dia vai ter que dirigir de noite e muitas vezes em situações adversas, como debaixo de chuva, por exemplo, e precisa estar preparado para isso", avalia.

A medida do Contran desagradou dirigentes de Centros de Formação de Condutores (CFC´s). Segundo o sindicato da categoria, os custos das auto escolas vão aumentar, já que um turno a mais foi criado e isso pode ocasionar aumento de preços para o consumidor. De acordo com o sindicato, o preço de uma CNH em Mato Grosso, varia de R$ 900 a R$ 1,2 mil. O Detran emite anualmente cerca de sete mil novas carteiras de habilitação.

Fonte: Detran

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cuiabá e Brasília estão adiantadas para obras de transporte

Não é só na construção do estádio que Cuiabá tem dado exemplo. Juntamente com Brasília, a capital mato-grossense aparece na pole position da preparação do setor de transporte. Foi o que concluiu a reportagem do jornal Folha de São Paulo, nesta quarta-feira.

Além da demora para o começo da reforma dos estádios, as obras do setor de transporte das cidades-sedes para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil também estão defasadas, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Mais da metade dos reparos ou construções previstas para começar em 2010 estão atrasados. O Ministro das Cidades, Marcos Fortes, minimizou o problema e disse que não está preocupado, pois a previsão de entrega é para 2013.

As únicas cidades que já definiram a licitação são Cuiabá e Brasília, que tem obras previstas para começaram em julho, mas que também devem começar com atraso, pois dependem do aval da Caixa Econômica, que promete responder as sedes até o final de maio.

A Construção de BRT (Bus Rapid Transpor ou corredores de ônibus) de duas sedes já deveriam ter começado: no Rio de Janeiro e em Recife, além do início das obras para fazer um monotrilho em Manaus, que está atrasado por falta de empresas interessadas na licitação do projeto.

Fonte: Terra

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Barra do Garças lança guarda municipal de Trânsito


O coordenador municipal de Trânsito de Barra do Garças, major Wlamir Luiz da Gama Figueiredo, apresentou nesta quinta-feira (6) os 10 agentes que vão atuar na guarda municipal de trânsito a partir de hoje pelas ruas da cidade. São os “azulzinhos” que terão a missão de organizar o trânsito local no que tange estacionamento, velocidade permitida, trafegabilidade de vias, cinto de segurança e uso indevido de celular no trânsito.

Os agentes de trânsito inauguram uma nova fase no trânsito barra-garcense porque a partir de agora os motoristas que cometerem infrações no trânsito serão multados pela guarda municipal com os recursos encaminhados para a prefeitura de Barra do Garças. Os agentes foram submetidos um curso de formação básica oferecido pelo comando da Polícia Militar através do coronel Valdemir Benedito Barbosa e do comandante de Barra do Garças, Paulo Costa.

No lançamento da guarda municipal, o prefeito de Barra do Garças foi representado pelos secretários de Administração, Jonir de Oliveira Souza; Finanças, Luceli de Souza Crus Torres e do inspetor da Polícia Rodoviária federal, Regis Takshita Martins da Fonseca; do presidente da União de Bairros, Onofre e do coordenador da Politec, Clodoaldo Carvalho Queiroz.

Em entrevista para imprensa, o major Gama informou que a guarda vai fiscalizar as atribuições do município no trânsito desde estacionamento até uso correto do cinto e proibindo a conversação ao celular. Sobre o assunto polêmica da viseira baixada no capacete por parte dos motociclistas, o coordenador de Trânsito que é um aspecto a ser apreciado porque faz muito calor na cidade.
Os agentes de trânsito vão ter uma carga horária de 40 horas semanais com salários de R$ 570,00 para patrulhar uma frota de 14 mil carros e 6 mil motos que circulam em Barra do Garças. A criação da guarda foi sugerida pelo promotor Marcos Brant Gambier Costa, do Ministério Público, que brecou a idéia inicial do prefeito Wanderlei Farias de contratar uma empresa privada para cuidar do trânsito. O promotor informou que é inconstitucional delegar o poder de polícia a uma instituição particular. A oposição sugeriu a realização de concurso, todavia a prefeitura optou por um processo seletivo simplificado e houve questionamento que a guarda pode criar o que se intitula “indústria da multa” em Barra do Garças.

Por outro lado quem sabe a presença dos azulzinhos podem inibir a alta velocidade dos motoristas em avenidas que se tornaram “pistas de corrida” com a mudança que houve no trânsito local: Gabriel Ferreira, Antônio Joaquim, 42 e Independência.
Fonte: Olhar Direto

O verdadeiro motociclista


Tenho visto muita gente falando e escrevendo sobre "o verdadeiro motociclista". Acabei ficando curioso e procurando entender quem é esse cara; afinal, parece que muitos o procuram mas poucos já o viram.

Na multidão de vozes que falam sobre o assunto vi de tudo. Para alguns é uma questão de CC (estou falando de cilindrada e não de suor); nesta visão se exclui do grupo de candidatos quem esteja abaixo de um determinado número. A marca limite varia mas, certamente, com 125cc você não pode ser um motociclista. Os donos de 125 reclamam, é claro, mas dizem que uma Pop 100 não pode ser chamada de moto.

Para outros, é o local por onde você trafega que determina se você é um "verdadeiro motociclista". Neste caso, só os estradeiros atingiriam tal nível de qualificação. Quem usa moto para ir ao trabalho, faculdade ou pequenos passeios não poderia conhecer a essência do motociclismo.

Pode-se encontrar também muita gente que define o motociclista pela adesão a um moto-clube. Assim, motociclista solitário é uma vergonha para a classe, alguém totalmente desprezado. Se fizer parte de um moto-grupo, pelo menos, começa a adquirir algum respeito e o direito de existir. Agora, motociclista mesmo só depois de conseguir o seu colete. Alguns ainda acrescentam umas regrinhas extras, não permitindo a retirada do colete por qualquer motivo (pra tomar banho pode?).

Outra vertente segue a linha da idade. Opa! Agora vou me dar bem. O verdadeiro motociclista seria o "tiozão" que pode contar como eram as coisas no "seu tempo", quando um motociclista sempre acenava ao cruzar com outro, independentemente de marca ou cilindrada. Se for esse o caso, realmente será difícil achar o "verdadeiro motociclista", pois a maioria dos motociclistas não chega a envelhecer. Quem chegar lá terá provado que é um motociclista de verdade.

Mas, afinal, quem é esse cara (ou essa mulher) que todos procuram e ninguém encontra? Quem pode ser chamado de um verdadeiro motociclista?

Ora, a resposta é simples: sou eu; ou melhor: é você. Somos todos nós que, apesar de todos os riscos, da falta de segurança de nossas estradas, do grande número de idiotas dirigindo veículos que pesam toneladas, dos buracos, do IPVA e do DPVAT, apesar da discriminação, de sermos vistos como bandidos ao entrarmos num banco segurando o capacete, apesar da chuva que não acaba nunca, insistimos em andar sobre duas rodas.

A vida já é complicada demais e as pessoas divididas demais para ficarmos gastando nosso tempo e energia tentando decifrar quem pode ser chamado de um "verdadeiro motociclista".

Não vou deixar que ninguém me rotule, seja pela idade, seja pela cilindrada da minha moto ou pelo fato de eu andar sozinho ou em grupo. A liberdade não convive com rótulos.

Um verdadeiro motociclista? SOU EU!!!

Fonte: Blog do Youssef