sábado, 15 de setembro de 2007

Bem vinda, onda verde!

Com a implantação dos novos semáforos, Cuiabá passará a ter um parque semafórico com tecnologia de ponta utilizado nas principais capitais do país como São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. Os primeiros corredores de tráfego a receber essa tecnologia foram: Avenida Fernando Correa da Costa, Avenida Getúlio Vargas, Avenida Isaac Povoas, Avenida Generoso Ponce e Avenida Tenente Coronel Duarte.

Esta obra permitirá a programação da onda verde, que é o sincronismo entre os conjuntos semafóricos. A onda verde permitirá uma melhor fluidez do trânsito e a diminuição do tempo de percurso.

Os novos conjuntos semafóricos são equipados com lâmpadas LED. LED é a sigla em inglês para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz.

As principais vantagens da utilização de “lâmpadas LED” são:

• Baixo consumo de energia, resultando em ganhos de redução da ordem de 70%, quando comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes;
• A luz emitida é monocromática, não sendo necessários filtros para se obter uma determinada cor;
• A vida útil de um LED é de aproximadamente 100.000 horas;
• A queima de alguns LED’s não compromete totalmente a indicação luminosa, pois vai restar uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos.

Nas aplicações de engenharia de tráfego, o desenvolvimento do LED já se tornou técnica e comercialmente exeqüível, existindo disponíveis no mercado linhas de produtos tais como painéis de mensagens variáveis, contadores regressivos, placas de sinalização e semáforos.

Os principais corredores de tráfego de Cuiabá foram beneficiados com o novo sistema, porém o ideal seria implantá-lo em todos os conjuntos semafóricos da capital, que somam mais de 100. De maneira geral, os aspectos que ainda restringem a ampla adoção do LED como padrão de iluminação reside nos custos elevados.

A fluidez advinda da onda verde garantirá mobilidade urbana e consequentemente qualidade de vida aos Cuiabanos. Está de parabéns a Prefeitura de Cuiabá através da SMTU, pois com essa atitude mostra á população onde é investido o dinheiro das multas de trânsito.

Nenhum comentário: