terça-feira, 11 de setembro de 2007

O jovem e o trânsito

A Semana Nacional de Trânsito - de 18 a 25 de setembro - deste ano terá como tema "O Jovem e o Trânsito". A escolha, feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens. A escolha do tema segue as diretrizes internacionais proclamadas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

Os jovens estão presentes nas vias como pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros. São as maiores vítimas do trânsito, pois têm atitudes agressivas provocadas pela pressa, adrenalina e bebida. A combinação excesso de confiança e de velocidade, com veículos sem manutenção e vias precárias, resulta sempre em acidentes graves. Segundo o IBGE a faixa etária que se envolve num número maior de acidentes com mortos é entre 18 e 29 anos.

Relatório apresentado pela ONU no mês de maio em Genebra revela que 1,2 milhão de pessoas morrem anualmente vítimas de acidentes de trânsito. Jovens de até 25 anos correspondem a um terço deste total. Já no Brasil, segundo o Denatran (2005), são 27% (jovens entre 18 a 29 anos) e eles estão envolvidos em 35,44% dos acidentes.

Geralmente durante a Semana nacional do Trânsito, são realizadas campanhas educativas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), como Detran, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) de Cuiabá.

Porém é preciso muito mais que isso. É necessário incentivar o jovem a debater o trânsito e a torná-lo mais seguro e humano. É necessário conscientiza-lo da importância de usar o cinto de segurança, de respeitar os limites de velocidade e o mais importante, nunca consumir bebida alcoólica quando for dirigir.
Praticar direção defensiva é dirigir com objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo.

Jovem, lembre-se, não dirija se não estiver em boas condições físicas e psicológicas, sofrendo de fadiga, sonolência ou após ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes. Você tem uma bela vida pela frente, não a desperdice!

Nenhum comentário: