terça-feira, 25 de setembro de 2007

Vossa Excelência, o Corrupto!

A partir do fim da era dos presidentes militares, a corrupção cresceu assustadoramente ano após ano no Brasil. Desde as gestões de José Sarney, depois Fernando Collor, Itamar Franco, FHC, até o atual Lulla, a corrupção veio se alastrando como uma doença contagiosa, tornando-se crônica. Está dentro dos Ministérios, da Câmara dos Deputados e no Senado, nas agências reguladoras, enfim em todos os órgãos e em todas as esferas de governo.

Essa prática repugnante, que assalta os cofres públicos, desvia dinheiro que deveria ir para setores prioritários como a saúde e educação e engordam contas bancárias de políticos, empreiteiros, usineiros, industriais e todos os que estão ápice da pirâmide da corrupção.

Hoje, a corrupção está tão impregnada, ‘colada’ no setor público, que se tornou banal perante a visão da sociedade. Os casos são tantos, tão corriqueiros, que ás vezes um ‘atropela’ o outro. Vide mensalão e sanguessuga.

A população não confia na justiça brasileira quando o réu é um político ou alguém envolvido no meio. As CPIs instauradas não investigam, não desvendam e não punem ninguém. O cidadão não acredita no governo, na polícia federal e nem mesmo nos tribunais federais. E tudo isso por culpa do próprio governo, que na ânsia de proteger os seus, lança descrédito geral.

Quando eu digo que se tornou uma coisa banal, basta ver um anúncio de nova CPI e a expressão de qualquer cidadão é: - Ih, já sinto cheiro de pizza...! O descrédito é geral. Quem foi punido nos últimos anos? Quem perdeu o mandato? Praticamente ninguém.

E o que mais me revolta é assistir a uma sessão da Câmara dos Deputados ou do Senado e ver um corrupto dirigir-se a outro corrupto por Vossa excelência. É Vossa Excelência aqui, Vossa Excelência acolá... Até quando se xingam usam o pronome de tratamento com todo respeito: - Vossa Excelência é um safado...! – Vossa Excelência é um mentiroso...!

Isso é um absurdo. É revoltante! Eles, os políticos, deveriam se dirigir ao povo por Vossa excelência. Esse sim, o povo, merece esse tratamento. Que dignidade um corrupto tem para merecer tal tratamento?

O povo que trabalha pelo menos oito horas por dia, ás vezes até mais de doze horas, que recebe um mísero salário de R$ 380,00 e tem que arcar com despesas abusivas no transporte público, na cesta básica e ainda não tem escola digna para seus filhos, nem vaga em hospital público de qualidade quando enfermo, deveria receber mais atenção e respeito por parte da classe política.

Já o nosso amigo, o Corrupto, Sua Excelência, esse recebe gordo salário mensal, 13º e 14º, mais ajuda disso, ajuda daquilo, verbas indenizatórias, e isto tudo legalmente. Agora imagine o que vem ‘por fora’ com as maracutaias, propinas, desvios de verba e tudo mais que estamos acostumados a ver na mídia. Que o digam os mensaleiros do valerioduto, os sanguessugas, os vampiros, anacondas, sem esquecer os antigos Caso PC Farias, Escândalo do Banestado, Escândalo da Sudam, do Sudene... São tantos que precisaria de páginas somente para citar os escândalos de nossos governos. Nunca nestepaíz houve tanta corrupção.

E eu aqui, me envergonhando pelo Brasil, toda vez que vejo um cara de pau se dirigir a outro cara de pau por Vossa Excelência. Aff, ninguém merece! Por isso mudei minha opinião e tomei a decisão de votar nulo para o congresso nacional. Deputado Federal e Senador não voto mais, pois não temos nenhum controle ou forma de pressão. Essa é minha forma de protesto. Tardia, mas como diz o ditado, antes tarde que nunca.

Nenhum comentário: