sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Detran/MT emite Carteira Internacional

A Resolução 168, elaborada pelo Conselho Nacional de Trânsito e em vigor desde junho de 2005, estabeleceu novas regras relacionadas à área de habilitação, entre elas, a emissão da Permissão Internacional para Dirigir pelo Departamento de Trânsito de cada estado Detrans. Em março de 2006, o Departamento Nacional de Trânsito Denatran estabeleceu as regras para a emissão do documento. O Departamento Estadual de Trânsito Detran-MT realiza o procedimento desde então.

A PID é documento necessário para o motorista brasileiro dirigir legalmente nos países que fazem parte do tratado de reciprocidade da Convenção de Viena. Apenas pessoas habilitadas podem requerer a PID, que é válida somente nos países signatários, dentro do Brasil não substitui a CNH. Porém, a PIB perde a validade na mesma data da CNH do motorista.

È importante verificar a data de validade da CNH, pois se a mesma estiver vencida é preciso proceder a renovação primeiro. Feito isso, o prazo de emissão da PID no Detran é de 24h. Quem possui CNH emitida em outro estado pode tirar a PID em Mato Grosso. Basta procurar o Detran e proceder a transferência do cadastro da CNH. Feito isso o motorista deve pedir a emissão de uma nova carteira ao Detran-MT e, em seguida, solicitar a PID.

Caso necessite alterar alguma informação que conste na carteira, tal como acerto de número de CPF, categoria, nome de solteiro para casado, por exemplo, o motorista deverá entrar em contato com o Detran para agendar o serviço adequado ao caso. Somente depois de concluída esta etapa, ele poderá solicitar a PID.

A taxa deve ser paga em qualquer agência Banco do Brasil ou, via internet, no site do banco. O motorista deve selecionar o serviço Renovação de CNH/ PID. O valor da taxa é de R$ 194,00. Caso o motorista deseje obter informações sobre as regras de trânsito relacionadas aos países signatários, basta ligar para o Setor de Estrangeiros do Detran-MT - 65 3615 4680, ou para o próprio consulado do país de destino no Brasil.

Lista de países signatários ao Tratado de Viena:

A

África do Sul
Albânia
Alemanha

Angola
Argélia
Argentina

Austrália
Áustria
Azerbaidjão

B

Bahamas
Barein
Belarus (Bielo-Rússia)

Bélgica
Bolívia
Bósnia-Herzegovina

Bulgária

C

Cabo-Verde
Cazaquistão
Chile
Cingapura

Colômbia
Coréia do Sul
Costa do Marfim
Costa Rica

Croácia
Cuba

D

Dinamarca

E

El Salvador
Equador

Eslováquia
Eslovênia

Estados Unidos
Estônia

F

Federação Russa
Filipinas

Finlândia
França

G

Gabão
Gana
Geórgia

Grécia
Guatemala
Guiana

Guiné-Bissau

H

Haiti
Holanda

Honduras
Hungria

I

Indonésia
Irã

Israel
Itália

K

Kuwait

L

Letônia
Líbia

Lituânia
Luxemburgo

M

Macedônia
Marrocos

México
Moldávia

Mônaco
Mongólia

N

Namíbia
Nicarágua

Níger
Noruega

Nova Zelândia

P

Panamá
Paquistão

Paraguai
Peru

Polônia
Portugal

R

Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales)
República Centro-Africana

República Democrática do Congo
República Checa

República Dominicana
Romênia

S

San Marino
São Tomé e Príncipe
Seichelles

Senegal
Sérvia e Montenegro
Suécia

Suíça

T

Tadjiquistão

Tunísia

Turcomenistão

U

Ucrânia

Uruguai

Uzbequistão

V

Venezuela

Z

Zimbábue

Fonte: Detran/MT

Nenhum comentário: