Quarenta e nove por cento dos motoristas ouvidos em uma pesquisa encomendada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) avaliam o trânsito dos 7 maiores municípios como ruim ou péssimo. A estrutura das cidades é apontada como precária por 48,2% deles. Ruim ou péssimo também foram as avaliações para 39% dos entrevistados quanto a fiscalização, 43,2% para a sinalização nas vias.
Realizada entre 27 de novembro e 2 dezembro nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Barra do Garças e Cáceres, a pesquisa que ouviu 1,2 mil pessoas visava identificar a percepção delas sobre o trânsito e os trabalhos desenvolvidos pelo Detran no Estado. A faixa etária varia de 18 a 59 anos.
Entre os dados que chamaram a atenção dos dirigentes do Detran está o fato de apenas 3% dos entrevistados considerarem a falta de consciência como um grave problema do trânsito, enquanto estatísticas da Polícia Rodoviária Federal apontam que 90% das ocorrências, com vítimas ou não, são provocadas por imprudência ou imperícia dos condutores.
A sinalização foi considerada por 21% dos entrevistados como o principal problema no trânsito, enquanto a infraestrutura das vias responde por 20%, imprudência 18% e congestionamento 12% das avaliações.
Para 9,7% dos motoristas ouvidos na pesquisa, o Detran deveria reduzir as taxas cobradas. Conforme o presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, o valor cobrado em Mato Grosso é o menor da região Centro Oeste. Ele informou que em 2010 será instalado um sistema informatizado que agilizará o atendimento, principalmente no licenciamento do veículo.
Fonte: A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário