segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Governos priorizam sistema de trânsito


Pelo menos três obras de mobilidade urbana voltadas à realização da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso foram garantidas com a assinatura da Matriz de Responsabilidade com o governo Federal, que prevê investimentos de R$ 460 milhões para o Estado. Trata-se de dois corredores de transporte coletivo – um do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e outro do Coxipó ao centro de Cuiabá – e um corredor viário – da rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande, à Avenida Ciríaco Cândia, em Cuiabá. São as primeiras obras a saírem do papel de um conjunto de dezenas de exigências da FIFA para as cidades que sediarão o evento futebolístico. Obras que, desde já, despertam curiosidade e esperança de melhorias no trânsito que só vem piorando com o passar dos anos.

Em cerimônia, em Brasília, na última quarta, assinaram o documento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Blairo Maggi (PR) e o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB). O recurso para Mato grosso será proveniente de financiamentos da Caixa Econômica Federal (CEF). Também estiveram presentes para selar o início dos projetos o prefeito interino de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PR), e o presidente da Agecopa, Adilton Sachetti.

As obras contempladas fazem parte de uma lista de dez corredores viários e de transporte, necessários à facilitação do acesso aos serviços básicos da capital e aos locais em que serão realizados os jogos da Copa. Os projetos de mobilidade urbana abrangem, também, equipamentos de integração do transporte coletivo e corredores viários. Isso significa que vias de ligação entre pólos geradores de viagens, similares aos terminais de integração, porém, com aparato mais moderno, serão construídos. Eles foram enumerados por ordem de prioridade e poderão ser colocados em prática conforme a demanda de captação de recursos pelo Estado.

O primeiro corredor estrutural a ser construído, o BRT ‘CPA-Aeroporto’, foi orçado em R$ 307,6 milhões e irá estabelecer a principal ligação de transporte coletivo e viário entre o aeroporto, a área central de Cuiabá, a região hoteleira e o Centro Político Administrativo. É também o principal eixo de demanda de viagens entre Várzea Grande e Cuiabá e entre a região Nordeste de Cuiabá com o centro da cidade, que possui a maior concentração da população. Para a efetivação da obra, são previstos gastos de mais R$ 5 milhões com desapropriação de áreas.

A segunda obra a ser executada, a BRT ‘Coxipó-Centro’, prevê um orçamento de R$ 132,3 milhões e estabelece uma ligação importante de transporte coletivo da região Sudeste de Cuiabá - com elevada população - com área central, que fará conexão com o BRT ‘CPA-Aeroporto’. A ligação dos dois corredores facilitará o acesso aos hospitais, hotéis e ao futuro centro de treinamento para os jogos, localizado na MT-456, conhecida Rodovia dos Imigrantes. Nesta obra, outros R$ 15 milhões estão reservados para o pagamento de indenizações por desapropriação de áreas.

O corredor viário, denominado corredor ‘Mário Andreaza – Ciríaco Cândia’, irá interligar as rodovias BR-163, BR-364 e BR-070 com Várzea Grande e Cuiabá. Ele será de fundamental importância para a ligação direta com o novo estádio Verdão, com o Centro de Treinamento e com o Corredor da Miguel Sutil, oferecendo acesso a toda região. O corredor da Miguel Sutil é a próxima obra a ser executada, em caso de captação de novo recurso.

O início da interferência no cenário urbano da Capital e de Várzea Grande está previsto para iniciar entre dezembro deste ano e março do ano que vem. A previsão de conclusão é dezembro de 2011. Embora considerem a necessidade de desapropriação de alguns locais e tenham reservado recursos para o pagamento de indenizações, ainda não foram divulgados os locais que serão desapropriados. Apesar disso, o cronograma de execução prevê para junho deste ano o início das desapropriações.



FONTE: Diário de Cuiabá

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