sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Projeto do Novo Verdão para a Copa de 2014

O Plano Diretor na recém criada Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá ainda não foi fechado, porém já existem projetos e intervenções que serão realizados no prazo de 56 meses a contar de Junho de 2009. Grandes obras, já necessárias há algum tempo, serão executadas e implantadas nos municípios da RMVC e seu entorno metropolitano, principalmente no que condiz a mobilidade urbana e transporte público, segurança, saúde e lazer.


O NOVO ESTÁDIO VERDÃO


- Custo estimado - R$ 420 milhões


- Conclusão – Dezembro de 2012, para a realização da Copa das Confederações


- Estacionamento para 15 mil vagas


O novo projeto do estádio Verdão, agora definitivo, prevê a construção de um estádio simples e funcional. A obra que será erguida ao lado do ginásio Aecim Tocantins, contará com um amplo complexo para visitação durante toda a semana. Parte das arquibancadas poderão ser desmontadas para que a arena ganhe mais espaço físico provisório. A obra deve ter início em janeiro de 2010.


Ao falar do novo projeto, o presidente do Comitê Pró-Copa no Pantanal, Yuri Jorge Bastos disse que a nova arena, com projeto criado pela empresa de arquitetura GCP Arquitetos de São Paulo vai comportar 42,5 mil pessoas sentadas e acomodadas para os jogos do Mundial de 2014. O projeto prevendo um estádio aberto e bem ventilado, é muito diferente do elaborado pelo arquiteto Castro e Mello (o que foi apresentado à Fifa este ano).


O estádio será de múltiplo uso, para que, depois do evento, possa ser utilizado como centro de convenções, palco para shows, feiras, entre outros. A arquitetura sofreu alterações, ficou mais moderna e com estilo europeu. As divisões serão modulares e as arquibancadas poderão ser retiradas quando se fizer necessário, uma vez que serão de blocos pré-moldados.


As mudanças foram apara aperfeiçoar o projeto, que ficou mais versátil, simples e barato. Os materiais de insumo poderão ser adquiridos em Mato Grosso, pois nada será importado. Buscamos adequar a questão ambiental, econômica e sustentável. Um projeto arrojado com arquitetura moderna que, depois do evento, irá atender a sociedade mato-grossense.

Fonte: Pref. Municipal de Cuiabá

Nenhum comentário: