domingo, 8 de junho de 2008

Obter carteira não é garantia de serenidade

Em Cuiabá, até a última sexta-feira, foram expedidas 86.157 Carteiras de Habilitação (CNH), o que representa mais condutores nas ruas. Mas para o psicólogo Célio Batista, o documento não é garantia de que essas pessoas não vão cometer algum ato involuntário no trânsito. “Há situações que o sujeito surta, e perde a cabeça e acaba agindo de forma arbitrária”.

De acordo com a supervisora do Serviço de Atendimento Imediato (SAI) - responsável por realizar perícia técnica em acidentes e tentar promover um acordo entre as partes -, Fernanda Moreira Rondon, somente no mês de março o SAI registrou 140 chamadas. No entanto, em 87 casos, ou seja, em 67%, foi estabelecido algum tipo de acordo.

A supervisora conta que já presenciou várias brigas entre os condutores. “Houve uma vez que a nossa equipe chegou no local e os motoristas estavam se agredindo. Uma outra em que um dos envolvidos no acidente ameaçou um dos nossos peritos com uma faca”, relata. Ela lembra ainda de outra situação em que uma senhora, com mais de 65 anos, agrediu um técnico e rasgou a lauda do acidente. “Tudo porque ela estava errada”, diz.

Conforme Fernanda, na maioria dos casos registrados pelo SAI, o condutor que está errado é sempre o mais exaltado. “Ele tenta, de toda forma, justificar o erro, e muitas vezes não aceita o resultado da perícia”, afirma. (DC)


http://www.diariodecuiaba.com.br

Nenhum comentário: