sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A avenida do caos

A Av. Carmindo de Campos conta com pouca sinalização
e tem no cruzamento com a Av. Tancredo Neves seu
trecho com melhor investimento na sinalização, com
semáforos modernos, sinalização horizontal e vertical.


Imagine uma avenida onde o trânsito, tanto de pessoas como de veículos, seja caótico. Imagine uma avenida onde os pedestres têm que andar na rua porque as calçadas estão tomadas de carros, motos e caminhões. Imagine uma avenida com fraca sinalização e a pouca existente não sendo respeitada.

Imagine uma avenida com centenas de estabelecimentos comerciais, pequenos e grandes, supermercados, farmácias, autopeças, automecânicas e bancos. Imagine essa mesma avenida, com todos esses problemas, com tráfego intenso e ainda com sentido duplo de direção.

Imagine uma avenida onde parece que a palavra educação nunca existiu. Onde motorista não respeita pedestre, onde motociclista não respeita carros nem pedestres... Realmente é a imagem do caos.

Acertou quem imaginou a avenida Carmindo de Campos na região do Coxipó. Seu início (ou seria o fim) é na avenida Fernando Corrêa da Costa, nas proximidades do chamado Trevo do 9º BEC e seu final (ou seria início) na avenida Tenente-Coronel Duarte, ao lado do Shopping Popular - a partir daí passa a se chamar avenida Senador Metelo.

A avenida Carmindo de Campos, há muitos anos, demanda uma intervenção por parte da prefeitura para solucionar o problema do trânsito. Seria necessário elaboração e execução de projetos ousados, como exemplo a intimação e obrigação de todos os comerciantes a erguerem o meio-fio e adequarem o estacionamento sobre calçada.

Estabelecimentos que têm calçada larga poderiam ter vagas regulamentadas a 45º, já os que tiverem calçadas curtas e estreitas não poderiam. E todo o meio-fio teria que ser alto, não permitindo estacionamento sobre a parte destinada ao passeio público.

Aliás, um excelente projeto para adequação e revitalização da Carmindo de Campos repousa em alguma gaveta do IPDU... Já está na hora de ser colocado em prática, juntamente com o ótimo manual de calçadas elaborado por sua equipe técnica. Bons projetos não podem ser esquecidos.

Porém, o projeto mais significativo, que resolveria praticamente todos os problemas da avenida, seria a implantação do sentido único de tráfego, fazendo um binário com a avenida Beira-Rio.

Esperamos que o atual prefeito "olhe" com carinho para a Carmindo de Campos e atenda a reivindicação dos milhares de usuários dessa grandiosa e querida avenida de Cuiabá.

Silvio Furtado

Nenhum comentário: