segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Noção de trânsito passará a ser atividade extracurricular no ensino médio

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu esta semana o ensino de noções de trânsito como atividade extracurricular dos alunos de ensino médio. A resolução dará aos estudantes que freqüentarem 75% da atividade extracurricular o direito de iniciar o processo de obtenção da permissão para dirigir – após os 18 anos – sem necessidade de freqüentar o curso teórico de formação de condutores do Detran.

A atividade extracurricular terá a duração de 90 horas/aula, distribuídas nos três últimos anos do ensino médio. Normalmente são aplicadas na escola prática educativa de trânsito 30 horas/aula. “Houve um reforço nas horas aulas convencionais, para que os alunos pudessem ter muito mais informações”, ressalta o presidente do Contran, Alfredo Peres.

Segundo ele, a atividade é opcional, mas é um grande beneficio para os cidadãos. “Não estamos tratando apenas da formação do condutor, estamos falando do pedestre, do ciclista que são uma das maiores de vitimas de trânsito.”

Peres completou que as aulas para os futuros condutores darão noções de primeiros socorros, de direção defensiva e o modo como o cidadão deve ser portar quando usar os meios de transporte, com orientações sobre o risco de dirigir alcoolizado.

As escolas que participarem da atividade terão de fazer um convênio com o Detran do seu estado e os professores devem se capacitar para as aulas. “Existe um curso específico que já é regulamentado pelo Contran e pelo Detran, que verificará as condições dos professores, se eles estão efetivamente capacitados, verificar as condições das salas onde serão aplicadas as matérias”, explica Peres.

Nenhum comentário: