Silvio Furtado de Mendonça Filho
Desde as festas de fim de não que eu não visitava um shopping center em Cuiabá, coisa que fiz esta semana. Logo na entrada do estacionamento de um shopping na região do CPA, me surpreendi com a quantidade de vagas reservadas para portadores de deficiência física e idosos. Dezenas e dezenas de vagas bem demarcadas e com as placas padronizadas utilizadas pela prefeitura de Cuiabá nas nossas ruas, com seus respectivos símbolos universais.
Ótimo! Nada mais do que a Lei exige, a garantia da acessibilidade ao cidadão com qualquer deficiência, seja física, visual, auditiva, motora, cognitiva ou de comunicação, de isosos, de participar em condições de igualdade na sociedade. E isso inclue poder estacionar seu carro em shoppings, supermercados, aeroportos, órgãos públicos, enfim em todos os locais de acesso público ou privado.
Nota dez ao referido shopping por cumprir o Decreto Federal e Lei Municipal e reservar uma farta parcela de suas vagas de estacionamento aos portadores de deficiência física e idosos. Porém a demarcação das vagas não garante aos beneficiários a vaga desocupada. Para isso os estabelecimentos que demarcarem as vagas, infelizmente terão que colocar funcionários para 'vigiar' e não permitir que outras pessoas a utilizem.
Se é comum o desrespeito ás vagas regulamentadas nas ruas e avenidas da cidade, onde existe fiscalização da prefeitura, com multa inclusive, imagine em locais privados onde a fiscalização de trânsito não atua. Podemos perceber que as vagas para idosos e deficientes são as primeiras que os marmanjos e jovens ocupam. Isso por que tem uma localização privilegiada, geralmente bem próximas ás entradas.
Conscientização dos motoristas usuários destes estabelecimentos em relação ao respeito as vagas de pessoas com dificuldade de locomoção é o que se espera. Mas enquanto isso não ocorre, o shopping no exemplo, terá que colocar seguranças para controlar essas vagas, com a utilização de cones, caso contrário as vagas serão ocupadas sempre por pessoas que querem levar vantagem, os chamados 'espertinhos'.
Uma maneira de 'tentar' conscientizar os 'espertinhos' seria colocar no parabrisa do veículo um lembrete de que aquela vaga especial é reservada para pessoas que tem alguma dificuldade e por isso precisam estacionar mais próximo da entrada. Infelizmente essas pessoas precisam ser lembradas sempre do que é certo e errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário