domingo, 17 de maio de 2009

Para parar, só a R$ 2,00


Funcionários denunciam que estão sendo obrigados a ofertar apenas cartão mais caro, em antecipação a plano de reajuste

Motoristas que tentam estacionar na faixa verde em duas das principais avenidas de Cuiabá estão se deparando com a falta de cartões para o período de 1 hora de estacionamento, que custam R$ 1,50 cada. Funcionários do projeto revelam que há ordens superiores para forçar os condutores a adquirirem cartões de 2 horas (que custam R$ 2 reais cada). A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que gerencia o Faixa Verde, nega a determinação, mas admite que os preços serão reajustados em breve.

Segundo orientadores do Faixa Verde (nome técnico dado aos funcionários do projeto, que vendem cartões e fiscalizam motoristas), a ordem tem o objetivo explícito de incrementar a arrecadação e possibilitar o pagamento dos salários, atrasados há dias. Outros dizem que os cartões estão sendo substituídos e passarão ao valor único de R$ 2.

“Estão forçando a venda do cartão de 2 horas. Se o cliente bater o pé e pedir o de R$ 1 por hora, tem que comprar no comércio. Mas quem é que sabe em quais lojas vendem isso? O motorista fica perdido”, resume um orientador, que pediu para não ser identificado, com medo de represálias.

Ele completa dizendo que no trecho onde trabalha, na Avenida Getúlio Vargas, os motoristas costumam deixar o carro na rua por 10 minutos, em média. Mesmo assim, a orientação é de forçar a venda do cartão de 2 horas. Caso se recuse a pagar mais caro e não adquira o cartão, resta ao motorista o aviso sobre o carro de ‘sujeito a multa’.

Já num dos trechos da Avenida do CPA, uma orientadora revela que outro motivo para a falta do cartão de 1 hora é o iminente aumento do preço do cartão. “Eles estão trocando aos poucos pelos mais caros. Em alguns pontos, você ainda acha o de 1 hora. Mas o melhor mesmo é comprar logo o talão com 10 cartões por R$ 15,00, porque semana que vem ele já vai sair por R$ 20”, conta a orientadora. Ela frisa que os motoristas já se irritavam por ter de pagar o estacionamento e, agora, estão ainda mais aborrecidos.

O Faixa Verde é um projeto da prefeitura, mas é gerenciado pela CDL. A gerente-geral do programa, Ana Maria Ribeiro Pedroso, esclarece que o comércio é o responsável pela venda, mas não é esta a atribuição principal dos orientadores, que fiscalizam o estacionamento. Ela também diz que não confere a informação do atraso salarial apontado pelos funcionários, tampouco a suposta ordem envolvendo os cartões.

Entretanto, Ana Maria admite que o preço do cartão está para ser reajustado. “Tem sido o mesmo preço desde a implantação do Faixa Verde, em 2006. De lá pra cá, tudo aumentou. Mas não temos previsão de quando será reajustado o preço. Dependemos ainda do decreto do prefeito e temos que mandar confeccionar os cartões. Não dá pra fazer tudo de uma hora para outra e isso vai ser divulgado na mídia”.


Jornal Diário de Cuiabá

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