sábado, 24 de maio de 2008

Uma puta no Banco do Brasil

Blog do Zaviasky

Pensei muito antes de publicar este artigo. Relutei por causa da palavra “puta” que, embora corriqueira hoje, ainda dá um susto enorme em muita gente até esclarecida.

Mudei para “prostituta”, mas não traduz a essência do fato. Aquela sensação de murro na boca do estômago. Certo dia, um amigo me sugeriu a seguinte frase: “profissional do sexo”. Muito religiosa, mas pouco eficaz para o impacto que sempre procurei para este importante assunto.

Certo dia de minha juventude, conversava com um sério pastor de igreja presbiteriana, um estudioso da palavra de Deus, considerado hoje como um evangélico, numa mesa velha, torta e estragada, escorada com um caixote de querosene, numa dessas zonas ou cabarés do baixíssimo meretrício, de ponta de rua, nos confins do Judas, prá lá, bem prá lá do Coxipó da Ponte.

Depois da terceira caipirinha, o pastor crente me deu dois conselhos. O primeiro, não “ficar” com nenhuma daquelas raparigas, palavra feia da época, e a segunda, colocar o título nesta matéria da seguinte maneira: “Dançarina de boate no Banco do Brasil”. E evitar deitar-se com uma daquelas todas nuas presentes, pois seria a condenação ao inferno.

E foi além. Disse que aquele “inferno” tinha um nome: “Doença de rua”. Os cientistas ainda não haviam inventado a AIDS. Que eu procurasse outras no centro da cidade, no alto meretrício. Ali, apenas para beber e jogar a conversa fora... Valeu o conselho, mas não encontrei mesmo aquele “Tchan”, aquele título-“cheguei” para esta minha história-registro.

Recebi até defesas de teses pela Internet, agora modernamente. Inclusive, a que reuniu o maior número de cartas, telefonemas, sedex, fotos, conferências, debates, palestras, e-mails entre outros... E que foi: “Meretriz no Banco do Brasil”.

Porém, como já escrevi inúmeros artigos sobre o baixo meretrício do Bairro do Baú Sereno, sendo que o alto ficava sempre no centro de Cuiabá com a diferença do luxo apenas e que me rendeu dores de cabeça na época de meu curso ginasial que até cheguei a repetir a terceira série por causa de uma moça, minha professora, que o governador Ponce de Arruda trouxera das praias cariocas e que pensou que o artigo fora para ela.

Nunca mais me afinei com o título “baixo” e “alto” meretrício.

Hoje, de repente, vejo o Jô Soares dar aulas à nação inteira sobre como descobrir o ponto “G”, feminino e masculino, ao vivo e sem raios-X. As novelas ensinando que atores devem ser neuróticos, saberem gritar o tempo todo nas novelas, serem filhotes de pais adotivos e como fazerem sexo sem suar.

A TV Globo até suspendeu a transmissão do futebol daqui, substituindo-o por filmes de quinta categoria, todos pornográficos explícitos, na certeza de que nesta taba não há líderes. Até a TV a Cabo daqui cuja matriz é no nordeste, debocha da gente daqui não incluindo no pacote básico o canal Sport TV, como o faz no resto do país de homens. Tal canal é o único que, de quando em vez, nos brinda com bons espetáculos. Combatem o monopólio, menos do circo Globo. A esperança é a Justiça daqui que nunca falha.

De pouco a pouco, a palavra “puta” ficou santificada, inocente, pequenina. Com o sacramento de o jornal nacional afirmar recentemente que “aquele assassino nunca foi um filho da puta e sim filho de um político”, percebi que chegou a hora de publicar este artigo antes que a palavra “puta” e o seu verdadeiro significado sejam proibidos de ser pronunciados em vão pela santidade que representa nos dias atuais.

Justificado o “impacto” do título desta matéria, vamos ao fato.

Ano: 1967.

Local: agência centro do Banco do Brasil em Cuiabá. Até hoje não sei o porquê da palavra “centro” ou “central” se havia apenas essa agência nesta região de Mato Grosso inteiro. A outra, um posto apenas, ficava em Campo Grande que ainda pertencia a Mato Grosso não dividido.

Eu, funcionário concursado em 1963. Foi só tomar posse e estourou a revolução militar que arrebentou com os civis. E como o Banco do Brasil representava o sucesso intelectual e financeiro da nação civil brasileira, como o é até hoje, foi o primeiro a ser destruído e desmoralizado para a alegria dos bancos privados internacionais que deitam e rolam nessa imbecilidade de quatro generais que se transformaram em políticos à revelia das tropas de verdade e que jamais representaram ou representam a lucidez das forças armadas do Brasil.

Afundaram o banco e os militares. Agora, agüentam o Lula “civil” sucateando-os. Até começam, os militares, a imitarem os políticos. Acaba de estourar um escândalo dentro das forças armadas onde alguns oficiais acabam de ser descobertos em desvios de verbas para militares-oficiais aposentados. Milhões de reais. Desviados pela cúpula militar brasileira para eles mesmos... Pena.

E eu que apenas entrei no BB para arranjar uma namorada. Magro, “branquelo”, pobre em terra morena, ninguém me olhava mesmo. Foi só “entrar” no BB que na mesma semana andei ao vivo, de mãos dadas com uma garota do “sexo feminino” de verdade, ao vivo e à cores. Rumo ao Cine Teatro Cuiabá para o lançamento do filme “Dio como Ti amo”.

Certo dia de expediente normal no Banco do Brasil cuja agência ficava estacionada bem ali na esquina do Jardim Alencastro com a Avenida Vargas, fundos da Igreja da Matriz. Barulho ensurdecedor das máquinas de datilografia, das máquinas de somar à manivela e com aquela campainha estridente, o batuque assustador daqueles carimbos que os funcionários socavam com força em cima de uma mesa de madeira; o "ronque-ronque" dos telefones à manivela, o sino do inspetor, o zum-zum incrível dos funcionários, calor de 40 graus e aquela zoeira dos ventiladores gigantes que apenas assopravam o calor de um canto para outro; os gritos do gerente Custódio Coelho pedindo café para cliente importante, o povo gritando que queria apenas ver a conta naqueles papelões coloridos e enormes; o grito de socorro de uma moça que sempre desmaiava para chamar as atenções dos funcionários solteiros que eram considerados partidos casamenteiros de altíssimo grau...

De quando em vez, corríamos para as ruas centrais de Cuiabá para respirar aquele silêncio absoluto. Nenhum carro naquelas 15 horas na Cuiabá antiga. Após o descanso de alguns minutos, retornávamos ao centro do inferno ruidoso.

Num desses dias, surge bem na porta daquele nosocômio a figura de uma mulher. Mulher, não. Um verdadeiro atentado à segurança nacional.

Um metro e oitenta de altura. Branquíssima. Loira... Numa época em que loiras em Cuiabá, apenas nos filmes do Cine Teatro Cuiabá. Super maquiada. Lábios vermelhos como o próprio inferno. Maçãs do rosto, isto me lembro, super avermelhadas que contrastavam com o negro nas sombras nos olhos. Olhos verdes ou azuis, sei lá, a micro saia onde todos viam quase tudo, após torneadas pernas que seguravam nossos olhos com força. Os seios... O vestido entre os seios e, digamos, suas pernas, enfim, entre o Céu e a Terra, não tinha mais que um palmo naqueles fantásticos um metro e oitenta bem distribuídos.

Aquele símbolo do planeta Terra, andou. Entrou no banco. Eu nunca "vi" um silêncio tão fantástico como aquele. Um grande amigo do BB me disse que nem quando ele entrou em coma alcoólico profundo que quase o levou, o silêncio do mundo dos mortos nem chegou perto daquele silêncio "visual". Até os ventiladores rodavam em silêncio absoluto.

O gerente geral saiu de sua sala para verificar o que acontecera. Nem chegou a pronunciar a frase inteira “Que é que está acontecen...?”, levou um tapa tão silencioso quanto forte que necessitou de tratamento psiquiátrico por deslocamento do maxilar, por muito tempo.

Era a deusa da noite cuiabana de nossa história mais história, caprichosa e irreverente. Era Carminha. Dona de várias casas que eram cabarés, hoje denominados boates da criançada. Situavam-se no bairro Baú Sereno cujo “sereno” já confere o status do horário das madrugadas de nossos orvalhos cuiabanos em que funcionavam a todo o vapor. A maioria dos presentes sempre a viram, a vida inteira, apenas à noite, naquelas luzes-penumbras vermelhas e sem roupas desfilando pelas mesas de seus cabarés famosos.

Havia carimbo no ar, parados sem caírem. Cigarros cujas cinzas teimavam em não cair de dentro das bocas queimadas dos fumantes. Máquinas de datilografia funcionando sozinhas e silenciosas sem ninguém as tocando. Os sinos da catedral balançavam, mas o badalo nem se atrevia a encostar nas paredes do sino silencioso. A moça que sempre desmaiava estatelou-se no chão, pois ninguém a segurou.

O maior silêncio jamais "visto" por mim no planeta Terra. E olhem que eu era “viajado”, já conhecia Chapada, Capela do Piçarrão, Bonsucesso e até Livramento(MT). Nunca pelas minhas andanças daquela vida, vi algo assim.

Ela entrou. Foi até a sala da gerência. Silêncio absoluto. Saiu. Entrou no único automóvel presente na Avenida Vargas e que era o taxi do Vevé. E, sumiu.

O que ela foi fazer, o que fez, o que, como, porque, ninguém nunca perguntou. Era uma época, diferente de hoje quando as putas nunca saiam de seus cabarés, muito menos vestidas para a guerra. À luz do dia.

O dia em que o Banco do Brasil parou. Literalmente. Se os cabarés dela lotaram depois, ou se ela viajou ou não... Se o motivo da visita foi pedido de empréstimo, para ela ou alguém... Já são outras histórias que estão em meu livro. Inclusive o “casamento da puta”.

*

(Pequeno trecho extraído de meu livro “Resgates De Nossa Imprensa” – Escrita, Falada e Televisada. Ainda não publicado por absoluta falta de verba)- ESPECIAL e EXCLUSIVO para este espaço

Pesquisa: Wilson Santos lidera na espontânea e Rabello na estimulada

A Antecipar/PnBOnline divulga hoje (23/05) sua pesquisa eleitoral em Cuiabá. A pesquisa, realizada nos dias 10 e 11 de maio e registrada na 51ª Zona Eleitoral, traz a polarização da disputa pela prefeitura da capital entre o prefeito Wilson Santos (PSDB), que tenta a reeleição, e o deputado estadual (cassado por infidelidade partidária no dia 13 de maio) Walter Rabello (PP). Santos lidera na pesquisa espontânea e Rabello na estimulada.

Esta é a primeira pesquisa realiza pela Antecipar/PnBOnline. Foram entrevistadas 1.309 pessoas, nas quatro regiões de Cuiabá.


Espontânea

O prefeito Wilson Santos está na liderança na pesquisa realizada pela Antecipar/PnBOnline. Santos tem 17,5% dos votos, contra 15% de Walter Rabello. Considerando a margem de 2,5% de erro da pesquisa, Wilson Santos e Walter Rabello estão tecnicamente empatados.

Em terceiro lugar aparece o presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo (PR) – que já desistiu da candidatura – com 1,7% da preferência. Em quarto, está o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) com 1,4% dos votos. Com 0,9% da preferência, a ex-vice-governador Iracy França (DEM) ocupa a quinta colocação.

Wilson Santos (PSDB): 17,5%

Walter Rabello (PP): 15%

Sérgio Ricardo (PR): 1,7%

Valtenir Pereira (PSB): 1,4%

Iracy França (DEM): 0,9%

Mauro Mendes (PR): 0,8%

Outros: 1,10%

Branco/Nulo/NS/NR: 50,3%


Estimulada

Na estimulada, a pesquisa simulou três cenários. Os três apontam empate técnico, com Walter Rabello ligeiramente na frente do prefeito Wilson Santos. Também nestas três possibilidades, considerando a margem de erro (2,5%), Rabello e Santos estão tecnicamente empatados.

Cenário 1 - No primeiro cenário são considerados todos os possíveis pré-candidatos em Cuiabá: além de Wilson Santos e Rabello, foram citados Valtenir Pereira, Iracy França e Mauro Mendes (PR). O resultado foi Valter Rabello com 33,3% dos votos e Wilson Santos com 29,7% da preferência. O deputado federal Valtenir Pereira aparece com 7% dos votos; Iracy França recebe 4% da preferência e Mauro Mendes tem 1,5% de votação.

Walter Rabello (PP): 33.3%

Wilson Santos (PSDB): 29,7%

Valtenir Pereira (PSB): 7%

Iracy França (DEM): 4%

Mauro Mendes (PR): 1,5%

Brancos/Nulos/NS/NR: 24,5%


Cenário 2 - Na segunda simulação foram citados apenas Walter Rabello, Wilson Santos, Valternir Pereira e Mauro Mendes. O resultado foi mais uma vez empate técnico entre Wilson e Walter, com ligeira vantagem para Rabello.

Walter Rabello: 34,6%

Wilson Santos: 30,7%

Valtenir Pereira: 7,6%

Mauro Mendes: 1,9%

Brancos/Nulos/NS/NR: 25,2%


Cenário 3 - Na última simulação, aparecem apenas Wilson Santos, Walter Rabello e Mauro Mendes.

Walter Rabello (PP): 35,7%

Wilson Santos (PSDB): 32.9%

Mauro Mendes (PR): 3,2%

Brancos/Nulos/NS/NR: 28,2%


Segundo Turno

A pesquisa Antecipar/PnBOnline também perguntou em quem os eleitores votarão se houver segundo turno. Foram feitas simulações de seis possíveis cenários. Três com o prefeito Wilson Santos e três em que Santos não aparece. Santos fica em segundo lugar apenas quando a disputa é com o deputado Walter Rabello.

Wilson Santos X Walter Rabello

Walter Rabello: 35,5%

Wilson Santos: 33,6%

Brancos/Nulos/NS/NR: 37,7%


Wilson Santos X Valtenir Pereira

Wilson Santos: 38,9%

Valtenir Pereira: 18,10%

Brancos/Nulos/NS/NR: 33%

Wilson Santos X Mauro Mendes

Wilson Santos: 40,8%

Mauro Mendes: 11,5%

Brancos/Nulos/NS/NR: 30,9%


Walter Rabello X Valtenir Pereira

Walter Rabello: 41,1%

Valtenir Pereira: 18,3%

Brancos/Nulos/NS/NR: 70,1%


Walter Rabello X Mauro Mendes

Walter Rabello: 46,2%

Mauro Mendes: 9,5%

Brancos/Nulos/NS/NR: 44,3%


Mauro Mendes X Valtenir Pereira

Valtenir Pereira: 22,8%

Mauro Mendes: 7,1%,

Brancos/Nulos/NS/NR: 40,6%


NS: Não souberam Responder
NR: Não responderam


Fonte: Site Preto no Branco
http://www.pnbonline.com.br

quinta-feira, 22 de maio de 2008

69% não sabem em quem votarão para vereador

A nova rodada da pesquisa espontânea Mark para vereador da Capital mostra um quadro complexo e indefinido. Nenhum dos mais de 300 possíveis concorrentes às 19 cadeiras na Câmara Municipal se desponta. Os que melhores pontuam não chegam a 2% das intenções de voto. Hoje, 69% dos cuiabanos não sabem em que votar para vereador. A pesquisa foi feita nos últimos dias 17 e 18.

Num cenário onde os percentuais de intenções de voto oscilam de 0,2% a 1,1%, o presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB), aparece no topo da lista, juntamente com o seu colega vereador, Chico 2000 (PR), e o líder comunitário Itamar Will. Os três foram citados espontaneamente por 1,1% dos entrevistados. Esta é a primeira vez nos últimos oito meses que o nome de Itamar aparece entre os nomes preferidos.

Nesse interím, o instituto Mark fez quatro pesquisas sobre intenções de voto para vereador. A margem de erro é 3% para mais ou para menos. Foram ouvidos 638 eleitores em 105 bairros. A pesquisa sob número 09/2008 foi registrada junto à 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá. A vereadora Lueci Ramos (PSDB) é lembrada por 0,9%. Alguns nomes que, sequer, são pré-candidatos a vereador figuram na lista, como do ex-vereador e hoje presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo (PR), do suplente de deputado e apresentador de TV, Cloves Roberto e do "prefeiturável" Walter Rabello (PP).

Entre os entrevistados, 0,8% disseram que votariam hoje em Aldo Júnior, no vereador Luiz Poção (PP) e no líder do prefeito na Câmara, vereador Edivá Alves (PSDB). Outros 0,6% revelaram que seus candiatos são Wilson Quero-Quero e a ex-vereadora e ex-deputada Verinha Araújo (PT). Com um décimo a menos estão Lima e Grivaldo.

Onze nomes surgem com 0,5%, entre eles do ex-vereador Wilson Coutinho, do apresentador do programa Cidade 40 Graus, Everton Pop, ambos do PP, seguidos do vereador Mário Lúcio (PMDB) e do Tenente Lara (ex-PHS e hoje PPS). Já com 0,3% da preferência figuram o vereador Marcus Fabrício (PP), José Ricardo, Ditão, o vereador Domingos Sávio (PMDB), Totó Cesar, o jornalista Toninho de Souza, o ex-secretário de Meio Ambiente, vereador Éden Capistrano (PSDB), e o presidente da Associação dos Comerciantes do Calçadão, Paulo Salen.

Na condição de "lanternas" e com 0,2% estão 17 possíveis concorrentes a vereador, dentre eles os parlamentares Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), Júlio Pinheiro (PTB), ex-presidente da Agência de Habitação da Capital, Permínio Pinto (PSDB) e Ivan Evangelista (PPS). Ainda aparecem a professora Janete Carvalho (PC do B), derrotada ao Senado em 2006, e o empresário Juca do Guaraná.

É cedo para comemorar pesquisa, avalia prefeito

O prefeito Wilson Santos, pré-candidato à reeleição pelo PSDB, disse que ainda é cedo para comemorar os números do instituto Mark que apontam-no com ligeira vantagem e, ao mesmo tempo, na condição de embate técnico com Walter Rabello (PP) - saiba mais aqui. "Já vivi vários momentos e, à medida que a população cuiabana vai tomando conhecimento das nossas ações, vamos tendo surpresas agradáveis", destacou o prefeito, por telefone. Ele está neste feriado de Corpus Christi em São Paulo. Acompanha o pai numa bateria de exames.

Para o tucano, "o melhor está por vir". Afirma que Cuiabá passou a receber um conjunto de obras, como as do PAC do governo federal, e uma série de outros investimentos. "Está havendo uma coincidência desses fatores". Adianta que na próxima quarta (28) começa o programa Reluz, com investimentos de R$ 23 milhões, quando serão colocadas 3 mil lâmpadas, o que trará maior segurança nos bairros, e inicia as obras de construção da policlínica do Pedra 90 e as execuções dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento.

"Chegamos no melhor momento, que é o da colheita. E a pesquisa mostra isso. A Mark é o terceiro instituto que já nos aponta na frente. Percebo que os dados mostram a percepção da população sobre a gestão". Apesar do otimismo, Santos afirma que analisa os números com cautela e humildade por entender que será uma eleição de dois turnos. "A população sabe que Cuiabá está indo no rumo certo e não vai permitir aventuras".

Efeito Mendes

Perguntado se está preocupado com a decisão do empresário Mauro Mendes (PR) em anunciar pré-candidatura a prefeito, Wilson Santos pondera que não menospreza nenhum adversário. "Cuiabá vai ter eleição difícil. Acho que terá de 5 a 8 candidaturas majoritárias, incluindo o Psol e o PV, que tem o Arquimedes Pereira Lima, um jovem talentoso e com qualidade. Então, não acho que haverá polarização".

Para o prefeito tucano, ainda é cedo para dizer quem estará no segundo turno. "Eu próprio não me sinto 100% seguro. É cedo. Os candidatos vão ter oportunidade de mostrar suas histórias, propostas e projetos", destaca Santos, eleito em 2004 no segundo turno num embate inédito com o petista Alexandre Cesar.

RD News

Em queda, Rabello se limita a agradecer os 34%

O deputado estadual cassado Walter Rabello (PP) se limitou a fazer a seguinte observação sobre o resultado da pesquisa Mark sobre a pré-disputa a prefeito de Cuiabá, em que figura em segundo lugar e na condição de empate técnico com o prefeito Wilson Santos (PSDB): “Quero agradecer a Deus e ao povo cuiabano que sempre me mantiveram na casa dos 34 e 37 pontos percentuais”. Ele acredita que pelo fato de manter essa margem, é bem quisto pelos eleitores da Capital”. Rabello cita que todas as pesquisas mostram-no sempre em primeiro ou segundo lugar e que isso é positivo em sua visão. “Para mim basta fazer apenas esse comentário”, destacou o "prefeiturável", em entrevista ao RDNews nesta quarta, um dia após a publicação da quarta rodada da amostragem.

A pesquisa feita nos últimos dias 17 e 18 mostra que Santos supera o pré-candidato progressista pela primeira vez. No primeiro quadro da pesquisa estimulada, o tucano aparece com 36,4%, enquanto Rabello detém 34,21% - leia mais aqui. Conforme os dados da Mark, Rabello perdeu não só a liderança, mas também pontos na corrida sucessória. No levantamento divulgado em abril deste ano, ele batia os adversários com até 41,9% de preferência. Já o prefeito Wilson Santos cresceu e atingiu neste período 35,7% - confira aqui.

Rabello já não possui mais a TV para propagar seu nome. Foi demitido da TV Cidade Verde, onde apresentava o "Olho Vivo na Cidade" e, para piorar, teve o mandato de parlamentar cassado pelo TRE devido à infidelidade partidária (trocou o PMDB pelo PP). Por enquanto continua no posto, já que a Assembléia não foi notificada para empossar o suplente Nilson Santos (PMDB).

RD News

MPE aciona Santos por propaganda antecipada

O promotor de Justiça João Augusto Veras Gadelha apresentou denúncia de propaganda extemporânea contra mais um pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Desta vez, o Ministério Público Eleitoral acionou o prefeito Wilson Santos (PSDB). Gadelha também pede a condenação do PSDB. A representação afirma que o gestor tucano vez inserções de propaganda indevidamente ao expor o seu nome e partido durante o intervalo da novela Beleza Pura e do Jornal Nacional, da Rede Globo.

A propaganda a qual o MPE se refere mostrou o seguinte diálogo:

“-Felicidade, passei no vestibular.
- Cara, como você conseguiu!
- Eu fiz o cursinho da prefeitura e agora eu sou aluno da federal.
- Eu queria estudar nesse cursinho, mas moro longe, também, não tenho dinheiro para passagem.
- Então você nâo sabe. No cursinho da prefeitura de Cuiabá é de graça e a passagem de ônibus também.
- Cursinho e passagem de graça, quem é que faz isso para a gente?
- Ele. O prefeito do PSDB. Wilson Santos (nesse momento um dos interlocutores aponta para a televisão, onde aparece a imagem do Prefeito Municipal.

Em seguida, a mensagem: "PSDB. Gestão Inovadora. Soluções definitas".

Outra mensagem também faz referência ao partido do prefeito Santos. “Na condição de pré-candidato a reeleição, o representado expôs seu nome, imagem e partido político, levando ao conhecimento geral a candidatura, ainda em fase de postulação, com o propósito, dissimulado, efetuando com isso, autopromoção indevida e propaganda eleitoral extemporânea, com o fito de influenciar no convencimento dos eleitores de modo a quebrar o equilíbrio da disputa que se aventura entre os candidatos ou viciar a vontade livre e soberana dos cidadões, de forma irregular e antecipada”, avalia o promotor na representação.

A propaganda eleitoral vai estar liberada somente em julho. O MPE pede que o PSDB e Santos cessem imediatamente a veiculação das inserções partidárias e dos informes publicitários da prefeitura de Cuiabá. Se o juiz acatar a representação e Santos não cumprir a determinação, ele pode ser acionado por desobediência e terá de pagar multa.

RD News

domingo, 18 de maio de 2008

Josué de Souza Junior

O novo secretário de Infra-Estrutura de Cuiabá (Seminfe), Josué de Souza Junior, toma posse na segunda-feira (19-05), às 17h. A solenidade será conduzida pelo prefeito Wilson Santos.

Souza é economista e substitui o secretário Quidauguro Fonseca. O ato ocorre na Seminfe, localizada na Avenida Carmindo de Campos.

PMC

Empresa carioca começa a oferecer vôos para Cuiabá

Mais uma companhia aérea começa a atender no Estado de Mato Grosso, a Webjet Linhas Aéreas, empresa carioca. O vôo trazendo 136 passageiros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, chegou na manhã deste sábado (17.05) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. A companhia tem vôos de Cuiabá para Campo Grande com conexões para Brasília, Recife, Fortaleza e Natal, Ilhéus e Salvador.

Até o próximo dia 1º de junho, a Webjet está oferecendo o vôo com embarque às 11h55 e outro com chegada às 12h25. O diretor-presidente da empresa, Paulo Enrique Coco, informou que a partir dessa data a companhia começa a oferecer vôos diários. “São conexões excelentes. Sabemos do grande interesse que a população de Mato Grosso tem no Nordeste”, salientou Coco, justificando a instalação no Estado.

Uma parceria entre o Governo do Estado e a empresa aérea está trazendo nos primeiros vôos, cerca de 120 proprietários e agentes de turismo de Campo Grande, Curitiba e Rio de Janeiro para conhecimento do novo serviço e do potencial turístico de Mato Grosso. O grupo, além de um city tour, realiza visitas a hotéis e à 15ª Feira Internacional do Pantanal, no Centro de Eventos do Pantanal.

A dona-de-casa Ângela Aparecida da Silva, uma dos passageiras do vôo inaugural, aprovou a nova empresa e garante se continuarem com as tarifas pretende ser cliente assídua com viagens de dez em dez dias. “É a primeira vez que viajo com a Webjet. Estou satisfeita com os serviços de ótima qualidade. A aeronave é muito boa”, disse, contando que inclusive conversou com Coco que desembarcou no mesmo vôo.

Em Cuiabá, os representantes do setor turístico de Campo Grande foram recepcionados pelo secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos, e secretária-adjunta Vanice Marques, e técnicos da Sedtur, no Centro de Eventos. Na feira, o grupo assistiu à apresentação cultural, a um vídeo institucional sobre a capital, visitaram alguns stands e degustaram pratos típicos. Um kit com camiseta da Festa do Pantanal e show case de Mato Grosso foi entregue a cada um deles. Marcos Negrini/Setecs-MT

Secretária-adjunta acompanha proprietários e agentes durante visita à 15ª Festa Internacional do Pantanal


Segundo a agente de Turismo da Mais H²O Operadora, de Campo Grande, Giovanka de Senna Barbosa, a aeronave e serviços da Webjet não fogem a realidade das demais empresas aéreas que atendem o Estado, mas as linhas e tarifas são bastante atrativas que mais contam nas vendas. “Hoje os passageiros buscam, sobretudo, vôos rápidos e mais preços”, argumentou a agente.

MATO GROSSO

O secretário da Sedtur, que recebeu os passageiros no aeroporto, disse que a parceria é mais uma das várias ações do Turismo, promovida simultaneamente pelo Governo para fomentação do turismo regional. “Uma forma de baratear o custo e Mato Grosso tem produto turístico como o Pantanal, o Cerrado, Chapada, Nobres e até Cuiabá”, completou o secretário, citando o turismo de negócios na capital.

“No ano passado (2007), o governo devolveu R$ 15 milhões de FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) para o Turismo por falta de projeto. O Governo tem feito sua parte, destacou uma Secretaria (Sedtur) apenas para atender o setor. Investiu quase R$ 2 mi em uma festa exclusiva para atender o empresário do setor e tem investido em infra-estrutura. A Sedtur é um agente facilitador do Turismo”, revelou Yuri Bastos.

Proprietários de agências e agentes de turismo de Cuiabá também participam do intercâmbio cultural promovido pelo Governo do Estado e Webjet. Um grupo com 30 passageiros embarcaram no mesmo avião da empresa com destino a Brasília. “Eles estão divulgando o potencial turístico de Mato Grosso. Com certeza, terá um retorno muito positivo. Temos recebido elogios das agências e do trade turístico”, contou a executiva de Contas da Webjet, Laila Penha.

A proprietária da Agência Minetur, de Cuiabá, Geoci Minetto, antes mesmo de fazer o primeiro vôo já aprovava a empresa. “É muito bom, porque é uma companhia que vem com as mesmas linhas aéreas, mas com custos e tarifas baixas. Os horários são excelentes. Em menos de uma semana com venda disponíveis pelo site, fizemos várias vendas”, avaliou.

INTERNACIONAL

Está previsto para agosto, o início dos vôos internacionais de Cuiabá-Bolívia e Bolívia-Cuiabá. Bastos garantiu que teve, junto ao vice-governador Silval Barbosa, uma conversa com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que vai ajudar nesse impasse. O secretário também lembrou que a Infraero também está se esforçando para terminar as obras em tempo. Hoje, apenas a Ala C do aeroporto está funcionando e as outras duas, a Ala A e B (desembarque nacional e internacional) continuam em reforma.

Mais informações no site www.webjet.com.br

Utilidade Pública, Linhas de crédito ampliam a chance de ter a casa própria.

SETOR IMOBILIÁRIO
Linhas de crédito ampliam a chance de ter a casa própria

Quem for recorrer a qualquer forma de pagamento que não seja à vista, precisa ficar atento

Há várias maneiras de comprar a casa própria, principalmente hoje, com economia estabilizada, juros menores e com as instituições financeiras ampliando linhas de financiamento e até criando novas. Mas, quem for recorrer a qualquer forma de pagamento que não seja à vista, deve tomar cuidado com o negócio que está sendo fechado para não se arrepender depois.

O economista Saulo Gouveia destaca, por exemplo, que no financiamento, se paga praticamente o dobro do que em um consórcio para comprar uma casa de mesmo valor. Por exemplo, uma casa de R$ 100 mil pode ser adquirida por meio de consórcio, pagando-se uma prestação de R$ 695 por período de 180 meses, ou 15 anos. Em um financiamento para o mesmo valor e com o mesmo prazo, a prestação sairia por R$ 1,229 mil, ou seja, 76,83% a mais.

O problema é que o consórcio só é vantajoso para quem é sorteado logo de início ou para quem tem pelo menos 30% do valor da carta de crédito para dar de lance. Com isso, a pessoa compra a casa, sai do aluguel e fica pagando somente a prestação. Segundo Saulo, se o consumidor não tem o valor para lance e correndo o risco de ficar por últimos nos sorteios, é melhor o financiamento, porque já entra na casa e elimina o aluguel. Mas aí vem outro problema. A grande maioria dos financiamentos não abrange 100% do valor do imóvel, então novamente seria preciso a entrada.

De acordo com o economista, vantagem mesmo tem quem é controlado o suficiente para investir o dinheiro e comprar o imóvel pagando à vista. Ele compara que se alguém aplicar em um "bom investimento", religiosamente, o mesmo valor que pagaria em uma prestação de consórcio, na metade do tempo terá o dinheiro para comprar a casa própria à vista.

O presidente do Sindicato da Habitação em Mato Grosso (Secovi), Abdala Derzi, destaca que independentemente de se escolher financiamento ou consórcio (modelo que tem se expandido bastante recentemente), o importante é prestar atenção nos contratos. Segundo ele, a vantagem de um e de outro é relativa, o que importa é a negociação que se fecha e a necessidade de cada um. De acordo com Derzi, o brasileiro tem um grande defeito que é querer comprar, pura e simplesmente, sem se atentar aos detalhes. "É preciso ver o que vai ser assinado".

Valéria Cristina Carvalho Da Redação.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Educação no trânsito

Falar em educação para o trânsito é fácil, o difícil é ter educação no trânsito. Todos sabem que precisamos ensinar nossas crianças a se comportar no trânsito, que precisamos sempre conscientizar os adultos - se preciso até com punições, como multa e perda da carteira de habilitação. A anos os órgãos de trânsito e governo vem discutindo o assunto na tentativa de reduzir os altos índices de acidentes no Brasil.

Sabemos que não podemos dirigir sobre o efeito de álcool e substâncias entorpecentes, que não devemos trafegar em velocidade inadequada, que precisamos ter conhecimento de primeiros socorros e direção defensiva, enfim somos conhecedores de como dirigir corretamente.

Mas por que então cerca de 75% dos acidentes são causados por falha humana? Justamente por que o ser humano, mesmo sabedor de suas obrigações para com o trânsito, não as cumpre. E porque não cumpre? Por que foi mal preparado em sua primeira habilitação? Por que não há investimento do setor público na área de trânsito? Ou porque não há fiscalização eficiente? Um pouco de cada coisa seria mais correto.

Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Os motoristas precisam conscientizar-se que mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação.

Muito importante para se evitar acidentes é praticar a direção defensiva. Nós motoristas precisamos ter em mente que direção defensiva é dirigir com objetivo de reduzir acidentes, estar atento ás ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Direção defensiva é a a prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.

Ser um bom motorista é simples. Pratique a direção defensiva, conheça bem as leis de trânsito, conheça seu veículo mantendo-o sempre em boas condições, use o cinto de segurança, não use celular, não dirija cansado ou sob efeito de álcool ou drogas, faça a previsão de possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los, tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo, não abuse da auto-confiança, enfim veja e seja visto.

Parece simples não é mesmo? E é simples, mas, precisamos fazer isso tudo com responsabilidade. Dirigir para muitos é uma necessidade, para outros é puro prazer. Uns tem carrinhos pequenos e velhos, outros tem carrões grandes, potentes e novos. Mas uma coisa todos tem em comum, o dever de respeitar o próximo, o dever de ter educação no trânsito. Façamos isso e boa parte dos problemas e acidentes serão resolvidos.

Sílvio Furtado de Mendonça Filho

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Prefeitura investirá mais de um milhão em recapeamento no CPA II

O presidente da Associação de Moradores do CPA II, Antonio Pereira (56), acompanhado por uma comissão de diretores, esteve em visita à Secretaria de Infra-Estrutura. Na oportunidade Pereira prestou agradecimentos ao secretário da pasta, Quidauguro Fonseca, pelos serviços de limpeza urbana e de bocas de lobo e pela operação tapa-buracos. “O nosso bairro está 100%”, afirmou o presidente.

Em maio, o CPA II comemora o seu 28º aniversário. Hoje (15-05) o bairro, que conta com aproximadamente vinte mil moradores, receberá da Prefeitura o Centro Comunitário completamente reformado, depois de vinte anos de espera. No dia 22 de maio será a vez da entrega da primeira etapa da reforma do Mini-Estádio José de Oliveira ‘Bife’, com pintura do vestiário, arquibancadas e alambrados.

Ao ser convidado para as comemorações, Quidauguro Fonseca realçou o trabalho da equipe da Seminfe e o empenho da Associação de Moradores do CPA II. O secretário anunciou que, por determinação do prefeito, vai executar para o começo do mês de junho a lama asfáltica para rejuvenescer e impermeabilizar toda a capa asfáltica das ruas do bairro. O investimento alcançará a casa de R$ 1,3 milhão de reais. “O CPA II por si só é uma cidade e sempre mereceu a atenção do Prefeito Wilson Santos”, completou Quidauguro.

Outras informações:
3025-7296- ramal 217
E-mail: seminfe@cuiaba.mt.gov.br

PMC (www.cuiaba.mt.gov.br)

Motorista é condenada por mentir para anular multa

Dupla notificação
Motorista é condenada por mentir para anular multa


Uma motorista foi condenada por litigância de má-fé porque mentiu em juízo ao reclamar contra multa aplicada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal. A decisão é da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal.

Ela entrou na Justiça alegando que o DER aplicou a multa sem cumprir a exigência legal da dupla notificação. A motorista diz que deixou de apresentar defesa prévia porque não teria sido duplamente notificada. Ela pediu a anulação do auto de infração afirmando que o DER lhe impôs multa e penalidade ao mesmo tempo. Como prova, juntou aos autos a notificação recebida em junho de 2005 e o comprovante de pagamento feito em agosto daquele ano.

O juiz concluiu que a motorista mentiu ao analisar as provas. A decisão foi baseada nos documentos apresentados pelo DER que comprovaram a dupla notificação feita em junho e julho de 2005.

"Percebe-se a nítida intenção da autora em alterar a verdade dos fatos, uma vez que por intermédio da notificação de autuação jamais conseguiria realizar o pagamento da multa”, afirmou o juiz. Ele observou que a numeração do código de barras do comprovante de agendamento apresentado pela motorista não coincide com o número da notificação de autuação.

Pela mentira, a motorista foi condenada a pagar multa de 1% sobre o valor da causa, além de arcar com as custas do processo e honorários advocatícios fixados em R$ 800. Não cabe recurso da decisão.

Processo 2005.01.1.094915-5

Revista Consultor Jurídico, 12 de maio de 2008

domingo, 11 de maio de 2008

50% dos servidores não fizeram recadastramento previdenciário em Cuiabá

Dos 9.600 servidores ativos efetivos, inativos e pensionistas da Prefeitura de Cuiabá, aproximadamente a metade ainda não fez o recadastramento para o Censo Previdenciário, que teve início em 27 de março e termina em 23 de maio. Quem não regularizar sua situação junto ao Instituto Municipal de Previdência Social de Cuiabá (CuiabáPrev), pode ter o salário suspenso.

O objetivo do recadastramento é atualizar dados cadastrais dos servidores, como endereços e número de filhos, além de evitar a existência de funcionários fantasmas, ou no caso dos inativos, que os benefícios de pessoas já falecidas sejam recebidos por responsáveis ou parentes. Presidente interino do CuiabáPrev até amanhã, quando será substituído pela economista Neusalina Maria de Jesus, Luis Fernando de Barros disse que o instituto não tem idéia de quantos benefícios podem estar em situação irregular, já que, segundo ele, um censo deste tipo não é feito desde 2004.

“É bem provável que tenha fantasmas, não só alguém que receba de forma irregular o benefício, mas ainda não tenho esses dados”, disse Barros. A previsão é de que o balanço seja divulgado após um mês de encerrado o trabalho.

Após o término do prazo para o recadastramento, o servidor que tiver o salário cancelado terá de correr para regularizar sua situação junto à Prefeitura. No entanto, não há previsão de pagamento de multas. No site da Prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br ) há informações e orientações quanto aos documentos necessários para o Censo. Também foi disponibilizado um telefone gratuito para outros esclarecimentos (0800 645 0156).

Ipec aponta vantagem de Wilson sobre Walter em Cuiabá

Disputa continua polarizada entre o prefeito e o deputado estadual

O prefeito Wilson Santos lidera a corrida sucessória na Capital com 40,37% dos votos contra 31,8% registrados pelo deputado estadual Walter Rabello (PP). A diferença de pouco mais de oito pontos percentuais reforça a disputa polarizada entre os dois candidatos e confirma a ascensão do tucano na empreitada pela reeleição.

Os índices no voto estimulado constam em pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Centro-Oeste (Ipec). A ex-vice-governadora Iraci França, pré-candidata à prefeitura da Capital pelo Democratas (DEM), aglutina apenas 3,48% das intenções de voto. O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) registra 2,48% dos votos. O médico Alencar Farina, pré-candidato pelo PT, é o escolhido por apenas 0,75% dos eleitores, ao passo que o empresário Mauro Mendes, o nome costurado pelo PR, pontua somente 0,62%.

Outros 3,85% das pessoas ouvidas não souberam responder ao questionamento ou não quiseram opinar. Histórico de pesquisas feitas pelo Ipec na Capital revela a franca linha de crescimento de Wilson no páreo eleitoral, em detrimento de uma curva de redução paulatina dos votos concentrados por Rabello. Em janeiro, o embate entre os dois postulantes apontava a vantagem a Rabello, com 30,48% contra 28% de votos declarados a Wilson.

Os percentuais individuais se distanciaram um pouco mais em março, cuja amostragem nas ruas apurou o conjunto de votos de 34,50% de votos estimulados a Rabello e 28,64% a Wilson, situação inversa na nova pesquisa divulgada agora pelo Ipec. Na primeira pesquisa realizada pelo Ipec, há exatos um ano, em maio de 2007, Rabello arrebanhava 37,43% dos votos contra 23,94% acumulados pelo prefeito Wilson Santos.

Com o nome oficializado pelo DEM no início de março, Iraci França detinha 3,24% da preferência na mostra realizada no mesmo mês pelo instituto, o que aponta no comparativo crescimento muito sutil na nova rodada. O Ipec também considera num dos questionamentos o termômetro popular diante de uma eventual disputa travada exclusivamente por Wilson e Rabello. Nesse cenário, Wilson amplia o volume de intenções de voto, com 43,85%, enquanto Rabello é o escolhido por 32,8%. Universo de 23,35% dos entrevistados não quis responder ou não souberam opinar.

Num duelo contra Iraci, a margem aferida de votos computados por Wilson é de 47,33% contra 17,52% favoráveis à representante do DEM. Considerando um embate entre Rabello e Iraci, o parlamentar registra 44,1% contra 13,29%. A pesquisa também aponta que o prefeito Wilson Santos mantém a vantagem no voto espontâneo, com 30,68% da preferência contra 17,64% registrados por Rabello. Iraci França acumula apenas 1,74% das citações. Desempenho ainda mais enxuto é pontuado pelo deputado federal Valtenir Pereira, com 0,99%.
Diário de Cuiabá (edição 12109)

Casarão dos Campos vai abrigar boate

Imóvel onde viveu “Seu Fiote” foi alugado para abrigar filial de casa noturna de Nova York; fachada será mantida

O histórico casarão da família Campos, na rua 24 de Outubro, vai ganhar outros ares: uma filial do Club Lotus, uma das casas noturnas mais badaladas de Manhattan (NY).

O inusitado do empreendimento é que ele terá lugar em um dos imóveis mais importantes da história política do Estado. Ali por várias décadas viveu o patriarca de uma família cujo nome se confunde com o poder. Ali Júlio Domingos de Campos, o “Seu Fiote”, morou por décadas com dona Amália Curvo de Campos, sua esposa, e os dez filhos. O casarão estava desocupado desde a morte do patriarca, em 20 de setembro do ano passado.

Em Nova York a casa tem oito anos e é freqüentada por modelos, artistas e jovens, um sucesso de público e crítica. No Brasil a Lotus chegou há pouco tempo e está em São Paulo e Campinas, mas a previsão é abrir novas casas em Brasília, Aracaju e Cuiabá até o final do ano. Por aqui a iniciativa é dos empresários e sócios Rodrigo Caseli e Edézio Comarela, que estão juntos com Edsá Sampaio, detentor da marca na noite paulistana.

A boa deve ser inaugurada em setembro deste ano em Cuiabá, respeitando o patrimônio arquitetônico do casarão, já que a fachada será mantida e integrada com a modernidade dos grandes centros internacionais, garantem os empreendedores.

Segundo o ex-governador Júlio Campos, a família mudou-se para o casarão em 1964, depois do segundo mandato do seu pai como prefeito de Várzea Grande. Ainda segundo Júlio, há um compromisso em manter a fachada. “Só vão mexer por dentro para adequar o espaço.” A casa tem mais ou menos 1200 metros quadrados de área construída e 2,6 mil de terreno e foi justamente a estrutura histórica e o espaço disponível que atraíram os olhares internacionais.

O novo empreendimento da noite cuiabana vai demandar, conforme assessoria, investimentos em torno de R$ 2 milhões e o Club terá capacidade para até 500 pessoas por noite, com expectativa de atrair visitantes de estados vizinhos como Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia. "Traremos o que há de mais novo e de melhor para a Lotus", garante Rodrigo Caseli, destacando que a boate deverá gerar 50 empregos diretos e mais de 100 indiretos.

Segundo Rodrigo Caseli, tudo será pensado para agradar aos clientes já, que segundo ele, falta em Cuiabá uma casa noturna direcionada a pessoas mais exigentes e que muitas vezes vão a grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, para se divertir. Uma das marcas da casa é justamente o atendimento VIP e mantendo esta postura a Lotus Cuiabá planeja camarotes exclusivos para os clientes que se dispuserem a arcar com o passaporte de R$ 1.500 ao ano.

Este preço ainda está em estudo, mas visa atingir uma clientela seleta e fiel que será agraciada com o Membership Card Lotus. Serão 300 cartões em todo o Estado.

Com o cartão, o sócio não pega fila, tem entrada gratuita todos os dias (exceto em eventos especiais), um convidado por noite, caixa exclusivo, preferência na reserva e obtenção de mesas e condições especiais para shows.


Diário de Cuiabá (edição 12109)

Acerto de contas ou crime passional?

Começam as investigações do assassinato do dono de revenda de carros usados na avenida Fernando Corrêa; polícia trabalha com duas hipóteses

A polícia trabalha com duas hipóteses na investigação do assassinato do empresário Luis Henrique Gontijo Mendonça, de 29 anos, executado com três tiros no momento em que dirigia seu Gol azul na região do Coxipó. O homicídio ocorreu anteontem, por volta das 18 horas na Avenida Fernando Corrêa, nas proximidades da Decorliz. Umas das hipóteses é que tenha havido um acerto de contas; a outra trabalha com crime passional (motivado por paixão).

O empresário era proprietário de uma revenda de automóveis usados na Avenida Carmindo de Campos, razão pela qual os Policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigam se ele teve algum desentendimento com algum cliente.

Com relação à hipótese de crime passional, os policiais informaram que o empresário era solteiro, mas tinha uma namorada. Eles não descartam a hipótese de Luiz Henrique ter se envolvido em algum outro caso amoroso. “A questão pessoal é complicada porque a pessoa nunca conta para alguém o que faz na vida particular. De qualquer forma, não é possível nesse momento descartar essa hipótese”, informou um policial que participa das investigações.
Segundo os policiais, o empresário trafegava em direção ao centro e, próximo à Decorliz, um motociclista emparelhou com o Gol dirigido por ele atirou três vezes contra a vítima, acertando-lhe a cabeça. Os tiros atravessaram o vidro do motorista e atingiram o empresário. Ferido mortalmente, Luis Henrique perdeu o controle do automóvel e encostou num poste.

“O carro chegou em baixa velocidade e não bateu no poste. Se tivesse em alta velocidade teria arrebentado tudo”, observou um policial da DHPP que esteve no local iniciando as investigações.

Um carro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passava pelo local e tentou socorrer o empresário. A princípio, os enfermeiros e médicos acreditavam se tratar de um acidente de trânsito porque viram o Gol batido no poste. Ao se aproximar, perceberam, no entanto, que se tratava de um assassinato.

Os policiais não têm dúvidas de que se trata de um crime de pistolagem, principalmente pela precisão dos tiros. A forma como o pistoleiro agiu chamou a atenção dos policiais. “Acertar dois tiros na cabeça com um carro em movimento e com o vidro fechado não é fácil não”, disse um policial. “Sem falar que a avenida é uma das mais movimentadas da Capital”.

O delegado Antônio Esperândio colocou uma equipe para trabalhar no caso. Os policiais tentaram localizar alguma testemunha, mas a única pista que conseguiram é o fato do pistoleiro estar pilotando uma motocicleta e de ter seguido em direção ao centro depois de disparar contra a vítima.

Os policiais ainda não tiveram contato com a família para saber se o empresário estava sendo ameaçado ou envolvido em alguma situação suspeita. Os familiares deverão ser ouvidos nos próximos dias. “Com certeza, os familiares nos darão alguma pista para levar até o pistoleiro”, explicou um policial.


Diário de Cuiabá (edição 12109)

sábado, 10 de maio de 2008

Polícia investiga assassinato de motorista na Av. Fernando Corrêa da Costa


A polícia investiga o assassinato de um motorista na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Luiz Henrique Mendonça dirigia um automóvel Gol azul quando foi atingido por três tiros. Não há suspeitas de quem cometeu o crime.

Polícia confirma morte de motorista baleado que atropelou mulher

O delegado do Delegacia de Homicídio, Márcio Pieroni, confirmou a morte do motorista baleado que atropelou uma mulher em Cuiabá. O acidente aconteceu no começo da noite desta sexta-feira na Avenida Fernando Correa da Costa.

Inicialmente, a polícia tratou o acidente como uma ocorrência de trânsito. Na seqüência, os policiais constataram que o motorista, Luiz Henrique Mendonça, foi atingido por três tiros. O trânsito na avenida ficou lento, mas já voltou à normalidade.

A mulher não sofreu ferimentos graves. Ela foi atendida no Pronto Socorro e foi liberada sem ser identificada.

Fonte: http://rmtonline.globo.com

sábado, 3 de maio de 2008

Cuiabá é uma das capitais que mais promove corridas de rua


Cuiabá é uma das capitais que mais promove corridas de rua


Cuiabá já pode ser considerada uma das capitais do país, que mais promove corridas de rua. Atualmente a prefeitura possui em seu calendário oficial 15 competições, que são realizadas ao longo do ano. Além das corridas a prefeitura de Cuiabá está constantemente realizando as tradicionais caminhadas.

Conforme o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, a prefeitura tem apoiado várias corridas e promovido outras, pois segundo ele, o esporte é o melhor caminho para a promoção da saúde.


Além de promover à saúde, as corridas e caminhadas ajudam os cofres da prefeitura, porque são menos pessoas doentes e, consequentemente, menos pacientes no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá”.

As competições promovidas pela prefeitura são: Minimaratona (Mês de março); Senhor Bom Jesus de Cuiabá (Abril); Governador Dante de Oliveira (julho); do bairro Coxipó da Ponte (setembro); das Crianças (outubro).

A prefeitura ainda é parceira das Corridas: de Reis, (TV Centro América - janeiro); Pedestre do 44º (Batalhão de Infantaria Motorizado – março e maio); Homem do Mato, (Polícia Militar - abril); do Trabalhador (bairro Novo Horizonte - maio); do Carteiro (Correios - maio); Homem do Fogo (Corpo de Bombeiros - junho); do bairro Jardim Leblon (setembro); Mini Maratona do Sesc (outubro); e Seletiva de São Silvestre (Federação de Atletismo de Mato Grosso - novembro).

Pedestre é mais atingido pela dianteira


Pedestre é mais atingido pela dianteira
O professor de Engenharia do Tráfego do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato (UFMT), Eldemir Pereira de Oliveira, estudou a dinâmica do atropelamento e concluiu que em cerca de 80% dos casos o pedestre é atingido pela dianteira do carro. A idéia de que em um atropelamento o veículo "passa por cima" do pedestre não coincide com o que acontece na maior parte das ocorrências.


Situações em que o veículo passa por sobre o corpo do atropelado podem ocorrer em casos com acidentes envolvendo ônibus ou caminhões. Os contatos com os pára-choques foram responsáveis por mais da metade (55%) das lesões pesquisadas e o contato com a estrutura frontal dos veículos acima do pára-choque responsável pela outra quase-metade (42%) das lesões verificadas.


Os levantamentos também revelam que fraturas de joelhos são mais prováveis quando a altura dos pára-choques está a um quarto ou um terço da altura dos pedestres. A probabilidade de lesões fatais é maior nos choques frontais do que nos laterais. Em choques a velocidades acima de 60 quilômetros por hora, o pedestre, em geral, rola por sobre a dianteira do carro após o segundo contato (provavelmente o da cabeça) contra o veículo, com o corpo dobrando-se e as pernas podendo atingir o teto. (AA)

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Justiça proíbe "marcha da maconha" em Cuiabá

A 9ª Vara Criminal concedeu liminar que suspendeu a "marcha da maconha", programada para acontecer no próximo domingo na Praça Ipiranga, em Cuiabá. Por meio do site http://www.marchadamaconha.org/ vem sendo veiculadas notícias que defendem a legalidade da droga, bem como informar sobre a realização da marcha em várias outras localidades do país, no mesmo dia e horário.

A ação cautelar foi formulada pelos promotores Marcos Henrique Machado e Marcelo Ferra de Carvalho após aviso do Ministério Público da Bahia, pois em Salvador está localizada a maior movimentação para a marcha. O MP requisitou à secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que monte plantão no local e que, se necessário, utilize todos os meios administrativos para coibir o movimento. Também deverá identificar os organizadores que podem responder a processo criminal. Os promotores esperam que a marcha não aconteça, mesmo assim advertem que não se pode induzir, fazer apologia ao uso da maconha e outras drogas. "A maconha é droga e é considerada crime em nosso país", destacou Ferra. O crime é previsto na Lei 11.343/06. Os responsáveis pela marcha podem ser sofrer penas de detenção de um a três anos, multa, além de poder responder por formação de quadrilha e tráfico de drogas.

O site, cujo domínio ainda não foi identificado, veicula a idéia de que a marcha serve apenas para debater a proibição ou não do uso do entorpecente e que impedir a manisfetação é barrar a liberdade de expressão. Eles ainda "advertem" que é proibido usar a maconha durante o evento. A página já informou que a manifestação está proibida na Capital. O representante do MP salienta que “não se quer aqui cogitar proibição à liberdade de expressão, vez que vivemos em um Estado Democrático de Direito, no entanto, imaginar que se possa induzir e instigar crime contra a saúde pública como forma de liberdade de expressão significa decretar a anarquia no país. (Simone Alves)


RD News

Sindicato dos servidores entra na Justiça contra Prefeitura por falta de contribuição sindical

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc) vai entrar na Justiça com uma ação de cobrança por descumprimento à lei federal 5.172, que determina o desconto anual em folha de pagamento para contribuição sindical. Em março, data-base para o pagamento, o secretário de Saúde Luis Soares se recusou a repassar os valores, argumentando ter obedecido a estatuto dos servidores, que segundo ele proíbe qualquer tipo de desconto sindical, a não ser por autorização do trabalhador.

A lei da contribuição sindical data de 25 de outubro de 1966, mas foi ratificada pelo Congresso Nacional em março deste ano. Ela determina o desconto anual de um dia de trabalho do servidor em cada mês, sendo que 60% do valor é encaminhado para o sindicato.

“O secretário Luis Soares foi o único a retirar o desconto da folha. Todos os outros secretários encaminharam a contribuição para o sindicato”, reclamou o presidente do Sispumc, Jaime Metelo. “Foi uma atitude arbitrária e só ficamos sabendo da novidade quando recebemos o pagamento em abril. E já sabemos que para o próximo mês também não foi lançado”, completou o líder sindicalista.

Artigo 600 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) estabelece que o “recolhimento da contribuição sindical efetuado fora do prazo referido neste capítulo, quando espontâneo, será acrescido da multa de 10% nos 30 primeiros dias, com o adicional de 2% por mês subseqüente de atraso, além de juros de mora de 1% ao mês e correção monetária, ficando nesse caso o infrator isento de outra penalidade”.

Segundo o advogado do Sispumc, Vitor Carvalho, a justificativa do secretário não procede, uma vez que o desconto não é facultativo, mas obrigatório. Ele acrescenta que além da multa, o prefeito pode ser penalizado por atos de improbidade administrativa e ficar impedido de realizar processos licitatórios, o que no caso da Secretaria de Saúde acarretaria em grandes prejuízos. O processo ainda pode culminar com a perda de mandato de Santos.

Olhar Direto