quinta-feira, 22 de maio de 2008

MPE aciona Santos por propaganda antecipada

O promotor de Justiça João Augusto Veras Gadelha apresentou denúncia de propaganda extemporânea contra mais um pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Desta vez, o Ministério Público Eleitoral acionou o prefeito Wilson Santos (PSDB). Gadelha também pede a condenação do PSDB. A representação afirma que o gestor tucano vez inserções de propaganda indevidamente ao expor o seu nome e partido durante o intervalo da novela Beleza Pura e do Jornal Nacional, da Rede Globo.

A propaganda a qual o MPE se refere mostrou o seguinte diálogo:

“-Felicidade, passei no vestibular.
- Cara, como você conseguiu!
- Eu fiz o cursinho da prefeitura e agora eu sou aluno da federal.
- Eu queria estudar nesse cursinho, mas moro longe, também, não tenho dinheiro para passagem.
- Então você nâo sabe. No cursinho da prefeitura de Cuiabá é de graça e a passagem de ônibus também.
- Cursinho e passagem de graça, quem é que faz isso para a gente?
- Ele. O prefeito do PSDB. Wilson Santos (nesse momento um dos interlocutores aponta para a televisão, onde aparece a imagem do Prefeito Municipal.

Em seguida, a mensagem: "PSDB. Gestão Inovadora. Soluções definitas".

Outra mensagem também faz referência ao partido do prefeito Santos. “Na condição de pré-candidato a reeleição, o representado expôs seu nome, imagem e partido político, levando ao conhecimento geral a candidatura, ainda em fase de postulação, com o propósito, dissimulado, efetuando com isso, autopromoção indevida e propaganda eleitoral extemporânea, com o fito de influenciar no convencimento dos eleitores de modo a quebrar o equilíbrio da disputa que se aventura entre os candidatos ou viciar a vontade livre e soberana dos cidadões, de forma irregular e antecipada”, avalia o promotor na representação.

A propaganda eleitoral vai estar liberada somente em julho. O MPE pede que o PSDB e Santos cessem imediatamente a veiculação das inserções partidárias e dos informes publicitários da prefeitura de Cuiabá. Se o juiz acatar a representação e Santos não cumprir a determinação, ele pode ser acionado por desobediência e terá de pagar multa.

RD News

Nenhum comentário: