sexta-feira, 16 de maio de 2008

Educação no trânsito

Falar em educação para o trânsito é fácil, o difícil é ter educação no trânsito. Todos sabem que precisamos ensinar nossas crianças a se comportar no trânsito, que precisamos sempre conscientizar os adultos - se preciso até com punições, como multa e perda da carteira de habilitação. A anos os órgãos de trânsito e governo vem discutindo o assunto na tentativa de reduzir os altos índices de acidentes no Brasil.

Sabemos que não podemos dirigir sobre o efeito de álcool e substâncias entorpecentes, que não devemos trafegar em velocidade inadequada, que precisamos ter conhecimento de primeiros socorros e direção defensiva, enfim somos conhecedores de como dirigir corretamente.

Mas por que então cerca de 75% dos acidentes são causados por falha humana? Justamente por que o ser humano, mesmo sabedor de suas obrigações para com o trânsito, não as cumpre. E porque não cumpre? Por que foi mal preparado em sua primeira habilitação? Por que não há investimento do setor público na área de trânsito? Ou porque não há fiscalização eficiente? Um pouco de cada coisa seria mais correto.

Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Os motoristas precisam conscientizar-se que mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação.

Muito importante para se evitar acidentes é praticar a direção defensiva. Nós motoristas precisamos ter em mente que direção defensiva é dirigir com objetivo de reduzir acidentes, estar atento ás ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Direção defensiva é a a prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.

Ser um bom motorista é simples. Pratique a direção defensiva, conheça bem as leis de trânsito, conheça seu veículo mantendo-o sempre em boas condições, use o cinto de segurança, não use celular, não dirija cansado ou sob efeito de álcool ou drogas, faça a previsão de possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los, tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo, não abuse da auto-confiança, enfim veja e seja visto.

Parece simples não é mesmo? E é simples, mas, precisamos fazer isso tudo com responsabilidade. Dirigir para muitos é uma necessidade, para outros é puro prazer. Uns tem carrinhos pequenos e velhos, outros tem carrões grandes, potentes e novos. Mas uma coisa todos tem em comum, o dever de respeitar o próximo, o dever de ter educação no trânsito. Façamos isso e boa parte dos problemas e acidentes serão resolvidos.

Sílvio Furtado de Mendonça Filho

Nenhum comentário: