quinta-feira, 22 de maio de 2008

69% não sabem em quem votarão para vereador

A nova rodada da pesquisa espontânea Mark para vereador da Capital mostra um quadro complexo e indefinido. Nenhum dos mais de 300 possíveis concorrentes às 19 cadeiras na Câmara Municipal se desponta. Os que melhores pontuam não chegam a 2% das intenções de voto. Hoje, 69% dos cuiabanos não sabem em que votar para vereador. A pesquisa foi feita nos últimos dias 17 e 18.

Num cenário onde os percentuais de intenções de voto oscilam de 0,2% a 1,1%, o presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce (PMDB), aparece no topo da lista, juntamente com o seu colega vereador, Chico 2000 (PR), e o líder comunitário Itamar Will. Os três foram citados espontaneamente por 1,1% dos entrevistados. Esta é a primeira vez nos últimos oito meses que o nome de Itamar aparece entre os nomes preferidos.

Nesse interím, o instituto Mark fez quatro pesquisas sobre intenções de voto para vereador. A margem de erro é 3% para mais ou para menos. Foram ouvidos 638 eleitores em 105 bairros. A pesquisa sob número 09/2008 foi registrada junto à 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá. A vereadora Lueci Ramos (PSDB) é lembrada por 0,9%. Alguns nomes que, sequer, são pré-candidatos a vereador figuram na lista, como do ex-vereador e hoje presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo (PR), do suplente de deputado e apresentador de TV, Cloves Roberto e do "prefeiturável" Walter Rabello (PP).

Entre os entrevistados, 0,8% disseram que votariam hoje em Aldo Júnior, no vereador Luiz Poção (PP) e no líder do prefeito na Câmara, vereador Edivá Alves (PSDB). Outros 0,6% revelaram que seus candiatos são Wilson Quero-Quero e a ex-vereadora e ex-deputada Verinha Araújo (PT). Com um décimo a menos estão Lima e Grivaldo.

Onze nomes surgem com 0,5%, entre eles do ex-vereador Wilson Coutinho, do apresentador do programa Cidade 40 Graus, Everton Pop, ambos do PP, seguidos do vereador Mário Lúcio (PMDB) e do Tenente Lara (ex-PHS e hoje PPS). Já com 0,3% da preferência figuram o vereador Marcus Fabrício (PP), José Ricardo, Ditão, o vereador Domingos Sávio (PMDB), Totó Cesar, o jornalista Toninho de Souza, o ex-secretário de Meio Ambiente, vereador Éden Capistrano (PSDB), e o presidente da Associação dos Comerciantes do Calçadão, Paulo Salen.

Na condição de "lanternas" e com 0,2% estão 17 possíveis concorrentes a vereador, dentre eles os parlamentares Clóvis Hugueney, o Clovito (PTB), Júlio Pinheiro (PTB), ex-presidente da Agência de Habitação da Capital, Permínio Pinto (PSDB) e Ivan Evangelista (PPS). Ainda aparecem a professora Janete Carvalho (PC do B), derrotada ao Senado em 2006, e o empresário Juca do Guaraná.

Nenhum comentário: