terça-feira, 8 de janeiro de 2008

É A MÃE!

É fácil flagrar infrações de trânsito em Cuiabá. Cruzamento fechado, gente pisando no acelerador e passando no sinal vermelho, causando risco de acidentes.

Quarta-feira, quase 18h30min.Um caminhão atravessado na avenida Getulio Vargas interrompe a pista.O trânsito, que até então fluía sem problemas, pára. O motorista quer dar a ré par fazer uma descarga em conhecido estabelecimento comercial,mas uma fila de carros já se formou atrás dele.

Um Gol estacionado em local proibido, encostado na esquina, diminui o espaço da manobra. Mariano de tal , motorista de táxi há 20 anos, não consegue completar a curva. Ele não fez nada de errado, mas tem que agüentar as buzinas e os xingamentos. "Sai daí, seu burro!", gritam de um ônibus.

Em alguma sala de aula da UNIC, um outro infrator, nem desconfia da confusão que armou ao estacionar seu bólido na área reservada para os deficientes físicos.O flanelinha confirma, o carro é de um estudante, mas ele, o vigia, "não tem nada a ver com aquilo".

O trânsito de Cuiabá, sofre com a má educação dos motoristas. Um cruzamento fechado pode invalidar o tempo de um semáforo verde. O comportamento egoísta compromete muito a fluidez e a segurança do trânsito.Uma conversão proibida, além de bloquear o trânsito, por mais "rapidinha" que seja, pode provocar uma colisão do veículo que vem atrás e é pego de surpresa pela freada brusca.

Falta gentileza e sobra egoísmo.

João de tal, motorista de um carro forte estaciona em fila dupla, em plena 13 de Junho, com trânsito intenso, às 18 horas, para recolher a "féria" de um "brimo".

Para não ser sabotado, o motorista sabota antes. E todo mundo tem uma desculpa pronta. Essa é a lógica individualista, não só do infrator, é a lógica que estamos vivendo hoje. Temos que ser primeiro lugar em tudo.

A sociedade reforça a idéia de que, se você está se livrando, tudo bem. Dentro do carro, disputando espaço com outros veículos e correndo contra o tempo, o individualismo se escancara, muitas vezes com agressividade.

Um cidadão "do bem", solícito e calmo, pode se descontrolar dirigindo. Estudos apontam que a mecânica do carro vira uma extensão das nossas forças físicas. Você transpõe barreiras que a pé não conseguiria e isso dá uma sensação de poder.

O motorista mal-educado é de fácil identificação, avaliem só: O motorista mal-educado:
- Fecha o cruzamento
- Usa a buzina insistentemente em pleno engarrafamento ou assim que o semáforo fica verde
- Faz ultrapassagens perigosas
- Pára em plena via, "mas é bem rapidinho"
- Usa luz alta para pressionar o carro da frente a acelerar mesmo sem necessidade
- Ignora o pedido de passagem do carro que quer entrar na via ou precisa mudar de faixa
- Faz retornos em postos de gasolina
- Anda colado no carro da frente
- Pára o trânsito para dobrar num local proibido
- Joga lixo pela janela, e ainda, quando solicitado a corrigir sua conduta, grita a plenos pulmões: É A MÃE!!!!!!

KAMARADA MEDEROVSK

Nenhum comentário: