terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Wilson admite desistir da reeleição


O jornal Diário de Cuiabá traz matéria exclusiva nesta terça feira sobre a possibilidade do prefeito Wilson Santos desistir do seu projeto de reeleição. Na matéria não ficam claros os motivos do descontentamento de Wilson Santos. Publico a matéria da jornalista Sonia Fiori e depois comento.


"O prefeito Wilson Santos (PSDB) poderá desistir de seu quase certo projeto a reeleição. Desestimulado com o que denominou de “políticas pequenas”, o chefe do Executivo municipal admitiu ontem abrir mão de sua candidatura no pleito de 2008 para retornar à antiga profissão de professor.


Incerto sobre seu futuro político, Wilson já pensa inclusive no nome de seu sucessor na liderança do projeto próprio na Capital. A lista proferida pelo presidente Estadual do PSDB é encabeçada pelo ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB).


“Sinceramente não me sinto motivado. Essa política pequena não confere a prioridade necessária aos projetos prioritários para o município”, desabafou. Apesar do prenúncio da desistência de seus planos, Wilson só irá oficializar sua posição em março de 2008. Em planejamento de seu período de férias, afirma que irá analisar a questão com o merecido cuidado. O período de descanso do prefeito começa no dia 15 deste mês. Já o retorno ocorre no final de janeiro.


O chefe do Executivo se esforça para melhorar seus índices de aprovação popular através da mudança da política administrativa implantada na gestão. As alterações no staff continuam em 2008 com a já prevista saída dos secretários Éden Capistrano e Euclides Santos, respectivamente das pastas do Meio Ambiente e de Infra-Estrutura. Ambos deixam a estrutura para apostar as cartas nas próximas eleições. Santos também tenta acertar os pontos na Secretaria Municipal de Saúde, com a esperada posse do ex-secretário do setor durante a gestão do prefeito Roberto França, Luiz Soares. No entanto, a área ainda causa dissabores. O atual secretário, Guilherme Maluf, deixa o setor dando claros sinais de insatisfação. Para piorar o quadro, o nome de Luiz Soares ainda não foi bem digerido pelos servidores da Saúde - que já estudam frente para barrar o estilo de gestão conferido por Soares anteriormente no setor.


Diante do cenário, Santos cobra maior empenho de sua equipe para visualizar a imagem de sua administração. Um dos principais desafios é conseguir expor para a sociedade todos os frutos de sua gestão, como a melhoria dos projetos dirigidos ao setor do saneamento, infra-estrutura, habitação e educação. Outra estratégia utilizada por Wilson consiste em cobrar resultados de seu staff. Além do programa “Governança Integrada”, Santos estabeleceu regras para os secretários: cada um deve apresentar um cronograma de ações contendo no mínimo 120 metas para 2008 – nenhuma de cunho eleitoreiro.


Segundo ele, outras questões poderão interferir na sua decisão de disputar ou não a reeleição, como assuntos familiares. Como presidente do diretório regional do PSDB, o prefeito aponta outros nomes que poderão encabeçar chapa na Capital, como o do ex-senador Antero Paes de Barros e ainda da deputada federal Thelma de Oliveira, ambos do PSDB. “Se eu não disputar a reeleição volto para onde vocês me conheceram (sala de aula). O partido não terá problemas porque temos vários nomes como do Antero e da deputada Thelma de Oliveira”.


Comentário de Antero Paes de Barros


Não existe a possibilidade política de Wilson Santos não disputar a reeleição. Por vários motivos:


- Se não diputar deixa seu governo indefeso. São raros, raríssimos, os chefes de executivo que não disputam a reeleição. A tarefa maior de defender a sua gestão é do próprio Wilson.


- Wilson acumula a condição de presidente estadual do PSDB. Não tem condições políticas de dizer ao partido que o deixará na mão. Além de deixar o governo sem defesa ficaria também desprotegido no partido.


- Antes de Wilson pensar em voltar à sala de aula tem maturidade suficiente para entender que já retornei ao jornalismo e inicio minha carreira de advogado. Quanto a Thelma, sempre será sempre um bom nome, mas nunca se colocou disponível para esta disputa e o partido também nunca teve seu nome como opção para esta campanha.


-Se a contrariedade deve-se ao fato da reação de uma parte da sociedade, principalmente os sindicatos ao honrado nome de Luis Soares, está faltando maturidade para entender que alguns petistas, não são todos os médicos, nem todos os sindicalistas, estão claramente a indicar o acerto da escola do novo secretário de saúde.


- Depois dessa entrevista ao Diário só é mesmo possível uma conclusão: o prefeito precisa mesmo de férias. Já.


Um comentário:

Anônimo disse...

Balela isso. Conversa fiada. O que ele quer é ser reeleito para tentar ser governador. Agora, se ele não for candidato, então vai ser difícil escolher outro, heim?