quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Possível aumento de 63% no valor das multas de trânsito recebe críticas de motoristas

RIO - A idéia do Ministério da Justiça de enviar ao Congresso um projeto de lei que prevê o reajuste de 63% em todas as multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro não foi bem recebida pelas pessoas ouvidas pelo GLOBO ONLINE nas ruas do Rio de Janeiro. ( Clique aqui e veja o vídeo com opiniões ).

A medida divulgada na semana passada pelo Ministério integra um pacote que está sendo elaborado por um grupo de trabalho interministerial para tentar reduzir o alto índice de mortes nas estradas brasileiras. Outra medida já anunciada foi a proibição da venda de bebidas alcoólicas nas estradas a partir desta sexta-feira.

O percentual estabelecido é, segundo o Ministério, equivalente ao aumento do IPCA desde 2000, quando as infrações de trânsito deixaram de ser corrigidas pela variação do imposto.

Apesar dos argumentos do governo, a medida foi amplamente criticada nas ruas da cidade. Para o motorista de ônibus Alexandre Oliveira, a medida só servirá para aumentar a arrecadação do governo.

- A gente já paga impostos demais. Eles querem com isso diminuir, talvez, o número de acidentes nas estradas. Mas neste caso, o objetivo é aumentar o dinheiro dos cofres públicos - reclama.

A medida também foi rejeitada pelos leitores do site e por alguns deputados governistas .

Caso a proposta do governo seja aprovada no Congresso, a multa para o motorista que for flagrado trafegando com velocidade mais de 20% acima do limite permitido, por exemplo, saltará de R$ 572 para R$ 933. O mesmo valor seria aplicado ao motorista que estiver dirigindo embriagado, além de ter a carteira de habilitação apreendida.

Um aumento criticado pelos motoristas que não vêem a contrapartida nas ruas e estradas do país:

- Nós já pagamos multas demais e as ruas estão esburacadas. Daqui do Centro do Rio até a Tijuca eu passo por mais de 100 buracos - lamenta o motorista de táxi Luiz Geraldo de Paula.

- Eu acho isso um absurdo. As ruas estão cheia de buracos. O governo arrecada dinheiro e não faz nada com ele - completa, revoltado, Dilson de Araújo Rocha.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: