Condutores de veículos desrespeitam sistematicamente o espaço reservado aos pedestres em Cuiabá. Na área central da cidade, a situação fica ainda mais complicada para aqueles que são obrigados a passar pela rua, devido à falta de espaço nas calçadas, invadidas pelos carros.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTU), estacionamento sobre o passeio – nas calçadas – é a sexta principal infração cometida na cidade, representando 6,48% de aproximadamente 3,5 mil infrações notificadas pelo órgão. Em primeiro lugar está a falta do uso do cinto de segurança, com 29,43%, seguida do uso do celular ao volante (20,36%), de parada em estacionamento regulamentado – pontos de táxi, vagas para idosos, farmácia, deficientes – (12,03%), locais onde é proibido estacionar (11,36%) e avanço de semáforos (9,08%).
De acordo com o coordenador de Operações e Fiscalizações de Trânsito da SMTU, Érico César de Arruda e Silva, falta uma legislação mais rígida que delimite o espaçamento obrigatório para as calçadas. “A falta de uma legislação prejudica o cumprimento da fiscalização”, disse o coordenador, se referindo às autuações cometidas em locais que comerciantes, empresários e lojistas garantem a exclusividade para seus clientes. Esses acabam invadindo a calçada.
Para a proprietária de um salão de beleza do centro da cidade que explora a área em frente ao estabelecimento para estacionamento, Fátima Maria Vieira, o governo deve criar mecanismos para regulamentar a questão dos espaçamentos das calçadas. “Eu pedi orientação para um amarelinho que me disse que não havia lei quanto a isso e me sugeriu que deixasse cerca de um metro e meio para calçada”, explicou sobre a frase “estacionamento exclusivo para clientes” escrita na fachada do salão. A propriedade está na rua Campo Grande, onde calçadas são estreitas. Seus clientes constantemente invadem o espaço dos pedestres.
Estimada pela SMTU em 300 mil carros, a crescente frota de veículos, segundo Érico, é um dos fatores que contribui para as ocorrências de infrações de trânsito, inclusive o estacionamento sobre o passeio. Segundo a SMTU, o espaço da calçada é variável e segue conforme a linha do terreno. “A partir do final da área privada, sentido à rua, o que sobrar é calçamento público”, explicou o coordenador.
Fonte: Diário de Cuiabá
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