terça-feira, 28 de outubro de 2008

ESPECIAL SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO - Chevrolet 'liga' Volt e esquenta Malibu


A General Motors conta com cinco trunfos em seu estande no Salão de São Paulo, todos já esmiuçados pela imprensa automotiva, inclusive por UOL Carros. São eles: o elétrico Volt, o sedã médio-grande Malibu (na foto acima), o crossover Captiva (já à venda no Brasil, mas ainda raro e disputado a tapa nas concessionárias), a versão de produção do novo Camaro conversível e o conceito GPiX, que deve dar origem a três carros nos próximos anos.

A entrada em linha do novo Camaro foi anunciada pelo vice-presidente mundial de design da GM, Ed Welburn. Ele lembrou que o modelo, releitura de um clássico do passado, é o mais encontrado em forma de miniatura nas mesas de trabalho dos designers da empresa, mesmo aqueles que nem trabalharam com o projeto... Quem vier ao salão, verá o porquê. O Camaro começa a ser vendido nos Estados Unidos "em poucos meses", segundo Welburn.

O Volt, que roda até 64 quilômetros com uma carga da bateria (na tomada mesmo, de 110 ou 240 volts) e depois disso conta com um motor a combustão para recarregar a unidade de força, surge no Anhembi também em sua versão definitiva, que deve começar a sair da fábrica nos EUA em 2010.

O Malibu, eleito o carro de 2008 nos EUA, poderá ser trazido ao Brasil por meio de importação, para ocupar o espaço entre o Vectra e o Omega. É um belo carro, e, como lembrou Welburn, de certa forma foi o pioneiro na introdução do "novo DNA" da Chevrolet, cuja identidade visual é marcada pela grade dianteira em forma de escudo, dividida por uma barra horizontal ostentando a gravatinha dourada da marca em tamanho grande. É o que marca o recente face-lift da Meriva, e que está também no Captiva (que tem uma unidade híbrida no estande). Curiosamente, o novo Camaro é o único modelo da Chevrolet que foge à regra.

Uma observação: o presidente da GM no Brasil, Jaime Ardilla, alfinetou a organização do Salão de São Paulo, sugerindo que não apenas o evento deveria ser anual, como também num pavilhão "mais adequado". Referia-se, certamente, ao brutal calor que faz aqui. Foi aplaudido pelos jornalistas ao dizê-lo.


Portal Uol

Nenhum comentário: