terça-feira, 28 de outubro de 2008

ESPECIAL SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO - Renault mostra conceito nacional


Enquanto na França a matriz da Renault anuncia redução da produção e corte de empregos, a filial brasileira tratou de espantar -- ao menos verbalmente -- a crise econômica mundial. A apresentação da montadora no Salão de SP ressaltou números positivos como o crescimento de 82% desde o início da estratégia de reestruturação de sua gama de veículos, tomando como base o gosto (e o poder aquisitivo) do público brasileiro. Quanto aos carros, a novidade, por assim dizer, ficou a cargo do primeiro conceito da marca, o Sand'Up Concept.

O conceito tem o porte visualmente avantajado da versão aventureira Stepway, mas inova ao trazer rodas de perfil baixo, portas transparentes com abertura do tipo "tesoura" -- como em modelos da Lamborghini -- e interior com o tom vermelho preponderante, seja nos bancos de couro, seja na iluminação do painel. O Sand'Up tem ainda o teto aberto a partir do que seria a coluna B, permitindo uma configuração conversível ou mesmo como picape.

No plano mais real, a Renault apresentou versões limitadas e esportivas do "sedãzinho" (pelo tamanho, não pela importância) Logan e do sedã Mégane. Falemos um pouco deste último, que é mais viável comercialmente: na cor preto nacre, tem aerofólios e saias laterais, pneus aro 16, parachoques e paralamas mais robustos e saltados, formando um perfil mais aerodinâmico. A motorização, porém, não é tão excepcional -- um propulsor 2.0 a gasolina que gera 138 cv de potência e promete fazer o 0-100 km em 11,3 s e chegar à máxima de 199 km/h

Portal Uol

Nenhum comentário: