Motoristas de Várzea Grande já começam a se beneficiar da instalação de novos conjuntos semafóricos eletrônicos, os chamados “semáforos inteligentes”, nas principais avenidas da cidade. Os equipamentos propiciam aquilo que foi popularmente definido como “onda verde”, que combina o tempo de passagem entre um semáforo e outro favorecendo a fluidez do trânsito.
Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STU) de Várzea Grande, serão gastos aproximadamente R$ 143 mil na implantação dos novos aparelhos.
De acordo com o engenheiro da STU, Rogério Barbosa, as primeiras instalações acontecem nas avenidas centrais da cidade. As primeiras vias contempladas são as avenidas da FEB, Couto Magalhães, Filinto Müller, Alzira Santana e Júlio Campos.
“Mas as avenidas principais dos maiores bairros também terão sinaleiros temporizados, assim como as avenidas que cortam a região do grande Cristo Rei. O objetivo é ordenar melhor o trânsito e prevenir acidentes”, acrescentou Barbosa.
A principal diferença dos novos equipamentos é a sincronização entre as unidades semafóricas que ficam numa mesma avenida, por exemplo, facilitando e ajudando a descongestionar o trânsito principalmente nos horários de pico.
Para o comerciante da avenida Couto Magalhães, Alair Brandão, além de melhorar o fluxo de veículo, o pedestre também será beneficiado. “Com o relógio, eles podem ver se o sinal vai abrir ou fechar e calcular para atravessar”, disse. “Além de carros, aqui também têm muitos pedestres”, destacou.
O secretário-comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Rodrigo Alonso, responsável pela ordenação do trânsito na cidade, garantiu que esse tipo de sinalizador possui vantagens principalmente porque oferece ao condutor a marcação do tempo em relação à distância a ser percorrida no cruzamento.
“Além de um melhor ordenamento, o condutor sabe quanto tempo terá antes do sinal realmente fechar ou abrir. Muitos motoristas deixam de arriscar”, sustentou Rodrigo Alonso.
A instalação dos novos semáforos inteligentes iniciou há uma semana e a previsão é que até novembro todos os conjuntos de Várzea Grande estejam aptos para o funcionamento. Durante a manhã de hoje, os técnicos da STU estarão colocando os novos equipamentos na Couto Magalhães, principal avenida do comércio várzea-grandense.
Neste espaço vamos discutir nossa cidade, Cuiabá, seu cotidiano, trânsito/transporte, os problemas e suas possíveis soluções. Como inserir a Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana? Como fazer uma cidade melhor?
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Trânsito de VG ‘equipado’ com semáforos inteligentes
Conjuntos semafóricos temporizados, os chamados ‘inteligentes’, já estão sendo instalados nas principais vias, propiciando maior fluidez no trânsito.
Fonte: Diário de Cuiabá
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário