sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mercedes-Benz importará o minúsculo Smart para o Brasil em 2009

Versão Fortwo vem para concorrer com o Mini nos compactos de luxo. Com motor 1.0 de três cilindros e 71 cv, o modelo alcança 145 km/h.

No mundo dos compactos de luxo, em breve, os veículos Mini ganharão um concorrente de peso no Brasil, o Smart Fortwo. O chefe de projeto de produtos da Smart, Peter Moose, revelou ao G1 durante o Salão de Paris que a Mercedes-Benz (dona da marca) tem projeto para levar o carrinho ao mercado brasileiro de forma oficial em 2009 (alguns exemplares já foram importados de forma independente). "Lançaremos os modelos da Smart na China e no Brasil no ano que vem", afirmou Mosse.

Smart chega para concorrer com o Mini, outro compacto de luxo

SALÃO DE PARIS


Compacto e ecônomico, o Smart faz parte da nova gama de carros que traça a futura tendência da indústria automobilística, assim como o Mini e outros "pequenininhos". De acordo com o executivo, os próximos anos serão muito favoráveis à venda dos modelos, devido ao perfil do carro – além de compactos, são mais econômicos e menos poluentes.

Os primeiros carros começaram a ser vendidos em 1998. Agora, dez anos depois e presente em 37 países, somente o Smart Fortwo possui um milhão de unidades comercializadas. "Na Itália vendemos mais de 30 mil unidades por ano." Mas até os mercados mais conservadores começam a abrir as portas para o carrinho. Nas ruas de Paris, a notória presença do Smart já começa a fazer parte da paisagem das ruas da cidade.

Mas a aceitação francesa não foi fácil, devido à resistência a marcas estrangeiras. "Se no lugar do símbolo da Smart estivesse o da Renault, as vendas seriam bem maiores", avaliou. De acordo com Moose, por ano são vendidas 2 mil unidades dos modelos Smart na França.

Smart elétrico (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)

Na tomada

Com o aumento do sucesso em solo francês, nada melhor que o Salão de Paris para apresentar pela primeira vez ao público o Smart Fortwo elétrico, equipado com baterias de íons de lítio. O carro deverá ser comercializado a partir de 2012. Porém, uma pequena série especial será produzida em 2009 e vendida para clientes selecionados. "O Smart elétrico é uma realidade", observou o chefe do projeto. Segundo ele, o desafio ainda está na autonomia da bateria. Quando for lançado em grande escala, o foco de vendas será nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

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