terça-feira, 29 de abril de 2008

Caos começa a provocar violência no trânsito de Cuiabá

Estudos apresentados na audiência pública da Câmara Municipal de Cuiabá revelam que a violência está presente no trânsito da cidade por conta de um caos que ainda pode ser evitado. Para o perito criminal da Politec, Lino Leite de Arruda o trânsito é um problema de Estado, Educação e de Direito. As consequências da violência em sua grande maioria atingem o município: engarrafamentos, tratamento de acidentados, gastos médicos, sistemas de controle de tráfego, educação para o trânsito.

Lino sugeriu na audiência a criação de núcleo permanente de estudo dos fenômenos de trânsito, dotado de pessoal multidisciplinar; implementação de convênios entre a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e as faculdades públicas e privadas, o Detran e a Politec com o objetivo de pesquisar o fenômeno do trânsito.

Lino sugeriu a implantação de estudos e projetos para melhorar o fluxo de trânsito nas vias de maior circulação de veículos como o uso de terrenos baldios em vias de maior tráfego como estacionamentos públicos; incentivo à criação, ao uso e implementação de tecnologias inteligentes de controle de tráfego.

Ele defendeu também o fortalecimento da estrutura dos Agentes de Trânsito e implementação de convênio com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso com objetivo de controlar de forma efetiva o excesso de velocidade nas vias de maior porte e melhoria do sistema de transporte público.

Autor do requerimento da audiência, o vereador Luiz Poção (PP) diz que tema é polêmico e a sociedade não pode fugir do debate de uma realidade que atinge todas as camadas.

Redação 24 Horas News

Nenhum comentário: