segunda-feira, 7 de abril de 2008

Cuiabá recebe exposição de Oscar Niemayer como presente de aniversário


Amanhã, 08 de abril, quando Cuiabá completa 289 anos, os moradores dessa cidade rica em história e calor humano receberão um grande presente, a exposição que celebrada os 100 anos de vida do arquiteto Oscar Niemayer, o homem que projetou Brasília, a capital do país, e muitas obras pelo mundo.

Batizada de “Oscar Niemayer – 100 anos: A Poética da Forma”, a mostra vem direto da Rússia para Cuiabá. Na terça, às 20hs, o prefeito Wilson Santos, a presidente do IPDU(Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) Adriana Bussiki Santos, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil(IAB-MT), Allan Rocha, e a presidente do grupo cultural Caroline, Maria Hercília Panosso, abrem essa exposição no Museu da Caixa D’Água Velha.

Todas as peças expostas simbolizam as grandes obras de Niemeyer neste século de vida do arquiteto. O público poderá conferir 28 fotos de Kadu Niemeyer(neto do arquiteto), cinco maquetes desenvolvidas especialmente para essa exposição, três placas de acrílico holográficas, slide-show, reproduções da Coluna da Alvorada e da Catedral de Brasília. Integra a mostra ainda, a reprodução da mão do Memorial da América Latina.
A partir do dia 9 de abril até 9 de maio, data de fundação de Mato Grosso, o público poderá visitar o Museu para conhecer as obras de Niemayer no horário das 14 às 22hs. Além das obras do arquiteto, essa exposição terá eventos paralelos que devem se suceder até seu encerramento.

Já confirmado, o Papo de Arquiteto, mediado pelo profissional Eduardo Cairo Chiletto, assim como a exposição estará aberta às mais plurais manisfestações artístico-culturais. A programação prevê ainda, performance de ballet contemporâneo com o casal de bailarinos Ana Carolina Pereira e Jefferson Florêncio - acompanhados pela execução ao vivo de música instrumental, pelo grupo Tocandira – e a interpretação de Samba do Arquiteto, de autoria de Oscar, por Vera e Zuleica.

Intervenção Regional

A exposição já sediada por importantes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Brasília, e São Paulo, será estruturada pelo Studio & Criart - empresa de Kadu Niemeyer, neto do arquiteto - e de antemão, conta com a aprovação e reconhecimento do próprio Oscar Niemeyer. Vale ressaltar, que neste caso, fez questão que fosse idealizada em Cuiabá.

A organização desta mostra é uma versão adaptada das exposições idealizadas em comemoração ao centenário de Oscar Niemeyer, comemorado no dia 15 de dezembro passado. Cada cidade que sedia a exposição desenvolve uma contextualização e novo desenho da montagem, elaborados por uma equipe devidamente credenciada pelo próprio arquiteto Oscar Niemeyer, no caso, a do IAB-MT. A nova diretoria da instituição, presidida por Allan Rocha, dentro dos seus primeiros planos e projetos decidiram antes mesmo de assumir o instituto, trazer esse presente para essa cidade.

Depois de Cuiabá, a mostra segue para Milão, na Itália.


De: Olhar Direto

Nenhum comentário: