terça-feira, 22 de abril de 2008

Shoppings superam beira de rios

Os shoppings centers, espaços comerciais relativamente novos em Cuiabá, já ocupam lugar de destaque entre os pontos de lazer preferidos dos cuiabanos, superando a tranqüilidade das praças, às igrejas, casas culturais, margens de rios, bares, lanchonetes e até os banhos nas cachoeiras no percurso até o município de Chapada dos Guimarães.
Uma grande parcela da população, 13,7%, recorre a esses locais simplesmente para reencontrar amigos, pôr o papo em dia com colegas de trabalho, fugir do calor ou acalmar as crianças que tumultuam a casa ou apartamento.

Pelo menos foi isso que apontou a pesquisa quantitativa “Percepção de Cuiabá e seus habitantes”, feita por ocasião do aniversário da cidade, comemorado no último dia 8. Os passeios aos shoppings só perdem para o lazer em casa, ao lado da família, que liderou a pesquisa com 18,9% da preferência, os parques ambientais urbanos, como o Mãe Bonifácia e o Massairo Okamura, que ocupou o segundo lugar no ranking com 14,3%.

As visitas às igrejas e o lazer às margens dos rios empataram em quarto lugar, com 10% da preferência, aparecendo em seguida os bares (com 9%), o centro histórico (com 5,8%), logo depois surge Chapada dos Guimarães (3,8%), e as praças, com apenas 2,7% da opção dos entrevistados.

Cuiabana de “tchapa e cruz”, uma referência típica daqueles que nascem e vivem aqui, Nilzete Murtinho Gonçalves, 32 anos, contou que seu lazer da infância e adolescência eram as brincadeiras no quintal de casa e na beira do rio Cuiabá.

Hoje, os filhos dela, Iander, de 9 anos, e Andressa, de 3 anos, só querem passear no shopping. Na companhia das crianças e de amigas, como fez est semana com Valdilene Maria da Silva Oliveira, vez ou outra Nilzete passa tardes do shopping.

“As crianças não gostam de chácara nem de beira de rio”, argumentou ela. Valdilene não faz rodeio: ”shopping é lazer, alegria, tudo de bom mesmo quando não fazemos compras”.

Nascido em Rosário Oeste, interior de Mato Grosso, o comerciante Edevaldo de Campos Ferreira aumentou seus passeios ao shopping para agradar o neto Guilherme Henrique, de quatro anos. “Gosto mais do contato com a natureza”, observou ele, que já está na segunda geração dos amantes dos shoppings. Os filhos dele, hoje maiores de idade, também preferiam o lazer nesses centros comerciais.

Aposentada, dona Naná Maciel, proprietária de um cartório de registros civis, integra um grupo de cuiabanas que tornou um hábito os passeios aos shoppings.

Pelo menos uma vez por semana ela se encontra com as amigas para bater papo no café de algum shopping. Do grupo de dona Naná fazem parte outras 20 amigas cuiabanas da “melhor idade”, como elas definem aquelas que já passaram dos 60 anos, entre as quais a professora Anita Caporossi e Mércia Eid.

Além de mais seguro, dona Naná Maciel diz que no shopping pode se distrair com as amigas num ambiente de clima ameno, não precisa ficar em casa sozinha.

Cuiabá disponibiliza três espaços de lazer do tipo: o mais antigo, o Goiabeiras Shopping, construído no bairro de mesmo nome, o Pantanal Shopping, o mais novo, localizado na avenida do CPA, e o Shopping Três Américas, erguido no bairro Jardim das Américas, ao lado da UFMT.


Do Diário de Cuiabá

Nenhum comentário: