quarta-feira, 16 de abril de 2008

José à brasileira!

JOSÉ

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

(Carlos Drummond de Andrade)


José à brasileira!

Hoje estava me deliciando tristemente com esses belissimos versos do mineiro de Itabira.É uma poesia bastante popular que se tornou no Brasil sinônimo de sem saída apesar do seu caráter de universalidade.José representa a situação daquele que está em perigo.

E como são grandes os perigos em ser brasileiro.Há um pouco de José em todos nós.Pagamos pesados impostos, estamos sem saúde pública, dormimos sem descansar, assistimos crianças jogadas de prédios, políticos inescrupulosos com seus tapinhas, etc.

Fico me perguntando: qual é saída que nós Josés devemos buscar?Nem me atrevo a responder porque a questão é por demais complexa.Seria pretensão desse jovem articulista.Mas como cidadão posso levantar algumas questões.

O Brasil é um país que impera a pessoalidade em detrimento da impessoalidade das leis.O que se tem aqui é o famoso " jeitinho brasileiro". E há razões históricas para isso.Essa visão, porém deve acabar.Nem estou aqui dizendo que a amizade deve ser exilada das relações socias.Nada disso.É que devemos separar o espaço público do espaço privado.Deve haver uma racionalidade nos procedimentos e que se prime pela impessoalidade.

A coisa pública é outro ponto.Tá na constituição que somos uma República.República é uma palavra de origem latina que significa coisa pública.Pois bem, se a coisa é pública, portanto, pertence a todos.Algum tempo atrás, um famoso politico de São Paulo, fez desvios de verbas para os chamados paraísos fiscais.E o dinheiro era de quem ? Era nosso.E era para ser aplicado onde ? Na saúde pública. Será que esse individuo matou algumas milhares de pessoa? Veja como é odiosa essa relação no Brasil.O individuo que ocupa um espaço social que lida com finanças sente-se no direito de roubar.Sim, é essa expressão.Claro que a mídia da um nome pomposo a isso.Ela diz que isso se chama desvio de dinheiro.

Antes que eu me esqueça: não temos justiça também.Na verdade, até temos a justiça penal atuando para as pessoas menos favorecidas.Parece que nesse caso o rigor da lei vem com toda a sua mão de ferro.Mas e as elites desse país? Desafio o leitor a me apontar ao menos 10 presos endinheirados neste país? O sistema carcerário é seletivo.E o engraçado disso tudo é que todos somos criminosos.Ou alguém nunca comprou um dvd pirata?

E ainda tem o voto que dizem que é exercicio de poder democrático.Será ? Como pensar em voto como democracia se a prática de vendas de votos é uma constante?

Volto a reler a poesia de Drummond e me sinto como José sem saída.Sem orgulho de ser brasileiro e quase desistindo.

Carlos Henrique
Advogado
Especialista em Direito Público

Nenhum comentário: