domingo, 13 de abril de 2008

Desrespeito ao trânsito vira rotina

ROTINA EM CUIABÁ

Cerca de 103 motoristas são multados todos os dias em Cuiabá. As infrações são estacionar em locais proibidos, não usar o cinto de segurança, falar ao celular enquanto dirige e avançar o sinal vermelho, foram as irregularidades mais presentes no trânsito da Capital, em março. Os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), que registou, neste período, 3,092 mil autos de infração. Desse número, 1,071 mil compreendem as multas notificadas por estacionamentos irregulares, representado 34,64%. Em segundo lugar, a falta do cinto de segurança com 763 notificações, 24,68%.

No início de abril, a equipe do jornal A Gazeta percorreu as principais avenidas e ruas da Capital. O grande número de irregularidades flagradas confirma que os motoristas continuam desrespeitando a sinalização do trânsito. Na Avenida Rubens de Mendonça, por exemplo, vários carros estavam estacionados nas calçadas. Os pedestres são os mais prejudicados com essa situação. "Toda vez que passo por aqui é essa dificuldade para transitar. A gente tem que andar na rua para desviar dos carros", desabafa o porteiro José Mesquita Barbosa, 44, que caminha na avenida sempre que precisa ir ao centro. O porteiro afirma que o governo deveria ter uma estratégia melhor para multar e investir mais no trânsito "Tem que ter estacionamento para esses carros não ocuparem o espaço do pedestre".

Em apenas 15 minutos na avenida Fernando Corrêa, o agente fiscal de trânsito da SMTU Augusto Ribeiro registrou diversas infrações, sendo as mais frequentes, falta do cinto de segurança, avanço do sinal e uso do celular. Para o funcionário público Celso Campos, 28, que precisa atravessar o local, diariamente, o desrespeito é tamanho ao ponto dele presenciar acidentes graves na avenida. A pedestre Vera Arruda, 47, disse que quase foi atropelada por um carro que estava em alta velocidade. "As pessoas não respeitam mais a sinalização"

Outra região que apresenta grandes irregularidades, na Capital, é a praça Alencastro, localizada em frente a Prefeitura. Taxistas que trabalham no local afirmam que é constante presenciar motoristas estacionando em vagas destinadas aos deficientes físicos e idosos. O condutor de táxi Alberto Aparecido Gomes, 36, disse que no fim da tarde o problema agrava. "As pessoas que necessitam mesmo do recurso acabam não conseguindo utilizar"

Segundo o coronel Osmar Lino Farias, responsável pelo Comando em Cuiabá, a Polícia Militar tem feito notificações e blitz nos locais que concentram o maior número de infrações, como as avenidas Rubens de Mendonça, Miguel Sutil e Fernando Corrêa.

De: A Gazeta

Meu comentário:

Que o desrespeito ás leis de trânsito é rotina em Cuiabá nós já sabíamos. Eu sempre defendi rigor na fiscalização, com homens nas ruas e equipamento eletrônico complementando. Outra coisa que precisamos é a mídia ao lado da vida e não do lado dos infratores. Poucas vezes a imprensa lança matéria criticando os infratores. Geralmente o que se vê é matéria criticando o poder público em seu trabalho de fiscalização e quem mais sofre com isso são os homens da linha de frente, ou seja, os agentes de trânsito. Chega de demagogia, vamos lutar pela Paz no Trânsito.

Silvio Furtado.

Nenhum comentário: